TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme O Nome da Rosa

Por:   •  15/11/2018  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

O filme O Nome Da Rosa acontece em 1327 em um mosteiro ao norte da Itália, aonde vem acontecendo assassinatos/suicídios misteriosos e a trama do filme é baseada na solução desse mistério que vem assombrando esse local. Com tudo isso acontecendo os monges residentes deste mosteiro resolvem chamar outro monge, o William, um franciscano para resolver tal problema.

A morte que levou William e seu noviço para o mosteiro foi um suicídio/assassinato onde uma pessoa caiu ou foi jogada de uma torre, em plena tempestade. A segunda morte aconteceu enquanto eles estavam em uma missa, foi encontrado um corpo no chiqueiro e ao analisar o corpo descobriram que a ponta de seu dedo estava preto e sua língua também, e essa pessoa que morreu trabalhava na biblioteca da igreja traduzindo alguns livros gregos. Logo em seguida descobrem que as pontas dos livros foram envenenados, portanto a língua e a ponta do dedo ficaram pretas. Em relação a essa segunda morte, nota-se que o livro que o segundo morto estava traduzindo, era um livro que muitos monges vem tentando esconder. Quando acontece a terceira morte, William tem certeza que todas as mortes estão diretamente relacionadas com pessoas que frequentam a biblioteca e tiveram acesso ao mesmo livro. Tal fato fica claro quando ele percebe que um determinado monge tentou esconder tal livro e logo em seguida apareceu morto em uma banheira com a sua língua e a ponta do dedo preta, assim foi à terceira morte nesse mosteiro.

As investigações desaceleram quando a Santa Inquisição chega ao mosteiro, e sua conclusão de todo acontecimento era um ato de bruxaria e condenam três pessoas a morte. Neste meio tempo, William e seu noviço consegue entrar numa parte da biblioteca que era trancada a sete chaves e descobrem lá dentro um labirinto de montanhas e mais montanhas de livros que vinha sendo escondido pela igreja, mas eles queriam o tal livro que tanto causou esse mistério. Descobrem que o livro era de Aristóteles, o livro falava que o riso era instrumento de verdade, e eles vinham escondendo esse livro pois achavam que tal conhecimento pudesse causar duvidas a respeito da divindade divina e assim portanto a igreja perderia seu suposto poder da época.

O final do filme o monge e seu noviço fogem desse mosteiro com medo de serem apedrejados e em seu novo caminho o monge acaba morrendo. E essa historia foi narrada pelo noviço do monge.

A conclusão que chegamos ao fim do filme é que todos esses acontecimentos se deram por conta que a Igreja Católica da Idade Média tem medo de liberar conhecimento em forma de livros já escritos, pois evitam o grande embate entre a fé e a razão. Portanto se as pessoas tiverem acesso a tais livros a fé e a razão iria ser colocados em prova e assim podendo gera a grandes duvidas se Deus existe, se a igreja tem o direito de ditar regras, se tais dogmas realmente teriam que ser seguidos e consequentemente e igreja poderia perder seu poder sobre as pessoas daquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com