TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme O Sorriso de Monalisa

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

NÚCLEO DE SAÚDE

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

 

FILME- O SORRISO DA MONALISA

 

 

 

 

 

 

 

 

JABOATÃO-PE

2020


ANDERSON SOARES

ADRIANA FERRAZ

KATIA LOPES

MEIRIENE NASCIMENTO

 

 

 

FILME- O SORRISO DA MONALISA

 

 

 

Trabalho de analise e discursão em grupo à disciplina de Trabalho e Subjetividade, do curso de Graduação em Psicologia, da Faculdade UNIFG, como requisito parcial à obtenção de nota.

Prof. Orientador: Gilberto Pedro Batista

 

 

 

 

 

JABOATÃO-PE

2020

SINOPSE

O nome do filme é uma citação a obra de Leonardo Da Vinc, quadro que retrata uma mulher, com expressão introspectiva e sorriso tímido, representando como as mulheres eram percebidas pela sociedade na década de 50, deixando a duvida no ar sobre o estado de espirito dessa mulher, se estaria feliz ou triste.

O Filme é percorrido na década de 50 numa escola para garotas, de formato tradicional machista, onde ensina padrões e conceitos que afirma  que a existência da mulher na sociedade é servir aos homens, julgamento predominante na época, porém uma professora de historia da arte Katherine Watson contraria os tais padrões, pois a mesma tem um comportamento liberal.

Katherine chega de outra cidade com conceitos modernos, mas se depara com uma cultura enrijecida, a comissão acadêmica impõe uma educação onde as alunas eram educadas para ser boas mães e esposas, servientes ao maridos.

Devido ao comportamento das alunas acostumadas com o regime tradicional, a professora se sente reprimida a se relacionar de acordo com os costumes do colégio. Mas logo Katherine se vê diante das alunas com textos e imagens decoradas, então ela resolve inovar e passar a dar aulas com slides fugindo das apostilas aprovadas pela direção, com o intuito de prender a atenção e fugir do sistema decorado, sempre inovando.

Em aulas praticas a Katherine apresenta arte moderna a suas discentes com o intuito de mostrar que a obra vai além das tintas com o objetivo de observar a arte além do que está evidente, para que possas enxerga aquilo que parece estar além dos nossos olhos. Onde foi repreendida oficialmente e intimada há não sair do formato de ensino que as apostilas orientavam.  

A professora consegue obter algumas mudanças na mente de algumas alunas, mas não o suficiente para ficar satisfeita, por isso acaba desistindo de seu trabalho naquele lugar e parte para outros desafios, pois a mesma gostava do formato liberal que naquele ambiente era visto de forma negativa  pois estava um pouco além do seu tempo na forma de pensar.


1. De acordo com o que estudamos a respeito de socialização, como acontece o processo no filme? Justifique correlacionando os conceitos estudos.

Vimos que para Chiavenato a importância da Socialização está em receber aquele colaborador, marcando sua integração, sua maneira de pensar e agir para que suas futuras ações esteja voltada a doutrina aplicada da organização contratante. No filme vimos este conceito bem no começo onde retrata o início do período letivo com um momento de cerimônia marcante da época, bem ortodoxo a uma instituição marcadas apenas por alunas mulheres, onde vimos pouca presença do sexo masculino atuante apenas como corpo docente e administrativo. O cerimonial dando início ao semestre rege um cortejo de alunas fardadas com uma espécie de boina azul em suas cabeças, regida de cantos, música e o soar dos sinos da capelas sacra, acompanhado da apresentação de todos os professores com suas roupas (togas) padronizadas, recebendo então suas alunas, transpondo os princípios e  valores da instituição.

 

2. BANOV (2011), afirma que a socialização é um processo organizacional que busca adaptar, inserir e manter o novo colaborador na cultura da organização. Como esse processo acontece no filme?

Tem um momento inicial do filme, onde a Professora Katherine Watson se apresenta em sua primeira aula e ela se vê confrontada pela turma, onde a mesma se apresentou um conhecimento além de suas expectativas elaboradas para sua primeira aula. Neste momento em que a turma sai, vimos que o diretor se levanta do interior da sala do qual assistia a performace da nova professora de História das Artes. Em seguida o mesmo o convoca para uma reunião e lá ambos expõe seus valores e cultura, onde o mesmo lhe dá uma oportunidade de readaptação, visando uma boa comunicação com os alunos e também com o corpo docente, deixando claro a visão metodológica da instituição, onde meados dos anos 50 o conservadorismo era muito forte na época, principalmente para as mulheres.

3. Segundo os métodos de socialização (Processo seletivo, conteúdo do cargo, supervisor como tutor, grupo de trabalho, Programa de integração), identifique as cenas do filme relacionados a cada método.

Processo seletivo e conteúdo de cargo:  está no momento que a direção fala para a professora contratada que ela não era candidata preferencial ao cargo, que a escola opta por ex alunas e amigas, porém devido a desistência da opção da maioria, fora dada a oportunidade para a mesma, por isso ela estava alí presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com