TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme "A Caça".

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  2.127 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Crítico do Filme “ A Caça”.

O filme mostra o cotidiano do personagem principal Lucas, que trabalha como instrutor em uma escola infantil e o mesmo demonstra gostar do que faz. Lucas vive de forma simples em uma pequena comunidade, mantendo laços sociais com os amigos e na creche onde trabalha.

Uma das alunas da creche, Klara, é também a filha do melhor amigo de Lucas. Esta menina transfere para Lucas o sentimento de amor e desejo “edipianos”, próprios da fase do Complexo de Édipo em que as crianças experimentam com seus pais ou com quem ocupa o lugar do cuidado.

A menina vive em uma família onde ocorrem muitas brigas e discussões, cujos pais não lhe dão a atenção necessária, deixando-a, muitas vezes, sozinha. Klara apresenta sintomas obsessivos como não pisar nas listas, o que acaba por fazer com que ela se perca quando sai sozinha , pois não olha para frente quando está caminhando para evitar ver as listas no chão.

Lucas , por vezes, ocupa o papel de cuidado e atenção com Klara, o que faz com que ela tenha um sentimento de afeição por ele. E Klara, em determinado momento, demonstra seu sentimento em relação a Lucas, com um beijo na boca. Ele, no entanto, age delicadamente, desestimulando seu comportamento, o que faz com que Klara se sinta rejeitada e, com raiva dele ela diz para a diretora da escola coisas do tipo “não gosto do Lucas”, “ele tem um pinto”, esta última fala ela reproduz devido a uma imagem de vídeo pornográfico que seu irmão lhe mostrou.

A diretora da escola então, demonstrando total despreparo para lidar com a fala de Klara, chama um “especialista” para tratar do caso que nesse momento, já havia tomado proporções de abuso sexual e desmorona completamente com a vida de Lucas. O “especialista” submete Klara a um interrogatório que na verdade, foi uma violência devido a forma como este conduziu a entrevista, induzindo Klara a confirmar suas afirmativas. Tal comportamento, do “especialista”, ao entrevistar Klara , é passível de comparar com a teoria de Freud, onde este afirma que projetamos no outro nossas próprias fantasias e desejos reprimidos.

O filme traz também, a pulsão de morte, tratada por Freud, quando apresenta o esporte ( a caça), um ritual onde o desejo de matar ganha uma sanção simbólica, como sublimação a esta pulsão de morte. Este desejo de matar está presente no filme, também, nos momentos onde é feito todo o trabalho para excluir Lucas do convívio social, através da rejeição, da difamação e das práticas agressivas das quais ele foi vítima. E, mesmo inocentado pela justiça local, permanece vitima da histeria generalizada que, no início, se apoderou dos habitantes daquela cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com