TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robbins Comportamento Organizacional

Por:   •  27/6/2019  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

ROBBINS, S.P. (2005). Capitulo 10: O que é comportamento organizacional. In: Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall.

Resenhado por:

Luiz Filipe Moraes Ferreira Montandon – 17/0050998

Universidade de Brasília

Comportamento Humano e Trabalho

        Robbins afirma em seu livro “O que é comportamento organizacional” que a comunicação é essencial para quaisquer relações sociais que permeiam nossa sociedade, dando ênfase na esfera do trabalho. Assim, para que a mensagem possa ser transmitida e compreendida, precisamos destrinchar um pouco o conceito/os conceitos de comunicação e entender suas aplicações.

        São dadas 4 funções básicas para a comunicação, sendo elas o controle, a motivação, a experiência emocional e a informação. O controle serve para, literalmente, controlar o comportamento de todo o processo comunicativo, tanto em uma comunicação formal quanto em uma informal. A motivação serve para estimular a produção e a qualidade do que quer que seja feito, são usadas diversas ferramentas para reafirmar tal função, como os feedbacks. A expressão emocional entra como a parte empática, fornecendo aos participantes de alguma organização a possibilidade de satisfazerem suas necessidades emocionais. Por último, a informação serve para embasar as decisões tomadas; nenhuma função é mais importante que outra, ou vice e versa.

        Baseado nessas quatro funções dá-se o que é chamado de processo da comunicação, que se inicia através de uma fonte (emissor), com intenções de transmitir uma mensagem,  a qual será depois codificada (transformada em algo simbólico) e direcionada para um canal, o qual será a ponte entre a fonte o receptor. Antes de chegar ao tal, a mensagem é decodificada para por fim ser recebida. É lógico que todo este processo está sujeito a inúmeras barreiras, que deturpam e diminuem a verossimilhança da mensagem original; tais barreiras são conhecidas como ruídos. Finalizando o processo, o feedback serve para confirmar a confiabilidade da mensagem, verificar se a mensagem foi entregue com sucesso.

        Depois de definir todos estes conceitos, o autor passa a classificar os diferentes tipos de comunicação existentes (sempre em dois sentidos, ou vertical ou horizontal/ lateral), baseados em três métodos, sendo eles o oral, o escrito e o não-verbal. Uma análise é feita sobre a eficiência dos três, confirmando que o meio oral é o principal método, caracterizado pela eficiência e rapidez. Porém, é sempre bom lembrar que cada situação é única e deve ser analisada com cuidado para definir o tipo de comunicação usado, tendo em vista as possíveis barreiras que podem vir a dificultar a transmissão de mensagens; por exemplo, em grandes corporações, o nível de ruídos é geralmente alto devido a quantidade elevada de receptores, além de um possível agravamento do problema levando em conta o sentido da comunicação e suas exceções/falhas.

        Ao falar sobre a comunicação organizacional, damos de encontro com as chamadas redes formais de comunicação, podendo lidar com centenas de pessoas e diversos níveis de hierarquia, o que aumenta sua complexidade. São citadas três tipos de redes formais, a tipo cadeia, a tipo roda e todos os canais.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com