TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Por:   •  23/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade São Francisco, 2019

TRABALHO

DE

PROCESSOS

PSICOLÓGICOS

BÁSICOS

Pseudociência: homeopatia

Júlia da Silva Morais                                                RA: 001201900262

Larissa Martins dos Santos                                        RA: 001201904311

Samira Yukie                                                        RA: 001201900841

Tácilla Almeida Beneducci                                        RA: 001201905604

Bragança Paulista

I - INTRODUÇÃO

A homeopatia se fundamenta em quatro princípios básicos: princípio da similitude, experimentação no homem são, medicamento dinamizado e medicamento único; é justamente por esses mesmos que se diferencia de outras atividades médicas (TEIXEIRA, 2015).

Baseando-se no princípio dos semelhantes, em 1796, o médico alemão Samuel Hahnemann fundamentou a Homeopatia (tratamento através de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença a ser tratada), apoiando-se na observação experimental de que: “toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente” (TEIXEIRA, 2015).

O segundo pilar dessa doutrina, a experimentação no homem são das substâncias medicinais, relacionando todos os sinais, sintomas e características despertadas por tais, sejam por ordem psíquica, emocional, geral ou física.  Ou seja, diante os sintomas comparados relatados pelos pacientes na consulta com os sintomas semelhantes descritos nas experimentações das substâncias nos indivíduos sadios, o homeopata sugere um medicamento que abrange todos os sintomas que seja capaz de despertar uma reação do organismo em busca da cura (TEIXEIRA, 2015).

Inicialmente utilizando-se de substâncias medicinais em doses ponderais, Hahnemann buscou uma forma de diminuir a toxicidade dessas mesmas, vendo que ao diluí-las e agitá-las vigorosamente obtia efeitos iguais ou superiores aos obtidos com doses massivas (ponderais), e a partir de então, passou a utilizar as doses mínimas, fundamentando o método de dinamização, por qual são feitos os medicamentos homeopáticos (TEIXEIRA, 2015).

Tornando o quarto princípio, medicamento único, mais evidente pois se as experimentações nos indivíduos sadios são realizadas com substâncias únicas, tendo nelas o referencial para se encontrar o medicamento que apresente a capacidade de despertar sintomas semelhantes aos do paciente, curando-os, se mistura-se substâncias diversas não se sabe ao certo quais serão os efeitos promovidos no paciente. E seria isso que fundamenta o a terapia homeopática (TEIXEIRA, 2015).

Mesmo diante os quatro pilares citados, a homeopatia se fundamente basicamente nos dois primeiramente citados, tendo o foco neles, o princípio da similitude e experimentação no homem são (TEIXEIRA, 2015). E segundo os médicos homeopatas, desde os primórdios, isso se justifica pois as supostas curas obtidas se deram a partir da utilização de doses ponderais de substâncias medicinais, desde que a lei da semelhança fosse observada.

II – JUSTIFICATIVA

O motivo pelo qual o tema homeopatia foi escolhido, foi o fato de apesar de ser bastante comum no Brasil, e ser reconhecida como uma forma de medicina alternativa, não é comprovada cientificamente. No campo, a homeopatia trouxe grandes vantagens, como o aumento da biodiversidade, eliminação de agrotóxicos, melhoria na saúde das plantas e dos animais, entre outras coisas. Aumentando a qualidade de vida das famílias que moram nas áreas mais rurais.

Entretanto, a homeopatia tem sido discutida há algum tempo, por não passar pelos testes que são necessários, e que os testes convencionais passam após a descoberta dessa vertente seus princípios contrariaram as descobertas da química e física que temos hoje.

A sociedade utiliza de muitos métodos homeopáticos, principalmente as pessoas mais velhas que buscam alimentos ou produtos caseiros para solucionar doenças, viroses, resfriados e até mesmo dores musculares. A homeopatia pode trazer alguns resultados e soluções para esses tipos de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com