TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias do Pensamento

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIA HUMANA

CURSO DE PSICOLOGIA

CEPPE – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

                                         

RAFAELA PALOSCHI MARQUES          RA: C50985-0

TALITA RAMOS DA SILVA                RA: C566DI-0

VIVIANE TEIXEIRA LIMA DE SOUZA     RA: C40AIJ-5

DANIELA CRISTINA DE O. SILVA        RA:C566ED-9

Historia da Psicologia

Professor: Lauren

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

 MAIO DE 2015

Questões

  1. Segundo Araujo (2007), quais os principais pressupostos filosóficos envolvidos na fundamentação do projeto Wundtiano de uma psicologia cientifica?

R: As principais foram: Experiência Mediata (objetivo) ou Imediata (subjetivo)
Essas duas ciências trabalhariam de forma complementar,com intuito de abranger o conteúdo da experiência como todo.

  1. Como podem ser definidos objeto e método da Psicologia cientifica de Wundt?

R: O objeto de estudo da psicologia cientifica de Wundt é a experiência interna ou imediata onde experiência é um todo unitário e coerente que pode ser concebido e elaborado cientificamente a partir de dois pontos de vista distintos mas complementares, e o seu método não é diferente dos que são utilizadas nas ciências naturais: Experimento e observação. Onde o experimento consiste na interferência proposital dos fenômenos investigados e a observação refere-se à mera apreensão de fenômenos ou objetos, sem interferência do observador. Wundt introduz uma divisão de tarefas, surgindo assim uma distinção entre a psicologia individual, fisiológica ou experimental e a psicologia dos povos.

  1. Quais as contribuições do pensamento de Wundt para os debates contemporâneos na Psicologia?

R: Podemos perceber que as obras de Wundt não tiveram uma grande contribuição devido a alguns fatores, sendo eles: não ter edições fielmente traduzidas, ausências de novas edições, dificuldade do entendimento de suas obras exigência um nível de intelectualidade elevado, que distancia do vocabulário utilizado atualmente, tornando alguns de seus projetos desconhecidos por grande parte dos psicólogos atuais. Embora seus estudos e experiências fossem voltados para a filosofia o mesmo ajudou para a evolução filosofia e determinou as mudanças que introduziu na concepção de psicologia, muitos estudiosos dá época deram continuidade ao aspecto experimental aprendido com Wundt, seu sistema teórico como um todo não foi adotado nos diferentes países, por isso só foi influente durante seu tempo em vida, após sua morte essa influência declinou até chegar ao esquecimento. A contribuição de Wundt para a psicologia moderna envolve a grande importância em dar caráter científico à psicologia que anteriormente era apenas teórica e sujeita a especulações. Ao criar técnicas de pesquisa, métodos, e um modelo de Laboratório de Pesquisa Experimental, Wundt abriu caminhos para a expansão da psicologia como uma nova ciência, com aspecto fortemente experimental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com