TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Abordagem ' Pinóquio as avessas'

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Apresentação...........................................................................................................

4

  1. “Pinóquio às avessas”: uma síntese.................................................................

5

  1. Articulação com as abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista da relação ensino-aprendizagem..................................................................................

7

  1. Três situações-problema...................................................................................

11

Referências..............................................................................................................

12


APRESENTAÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens de ensino com o livro do autor Rubem Alves (Pinóquio às avessas) comparando as teorias tradicional, comportamental e humanista.

Tendo em vista vários exemplos, documentários, livros, sites e aulas expositivas aprofundadas sobre cada abordagem, nesse módulo podemos analisar todos os lados das abordagens sendo positivo e/ou negativo mostrando as diferenças entre cada uma delas, compreendendo suas atitudes onde cada uma tem um devido “papel” a ser cumprido e estimulado.


I – “Pinóquio às avessas”: uma síntese 

A estória mostra desde o início uma aversão aos que não estudam. As famílias que após o nascimento da criança planeja e se preocupa com o futuro, para que seu filho seja bem-sucedido.

Felipe se mostra muito interessado em aprender, com sua curiosidade ele observa muito e conhece muitas coisas. Ele tinha muitas perguntas, perguntas que até mesmo seus pais não sabiam responder, então seus pais diziam que na escola ele iria aprender. Com isso ele ficava cada vez mais ansioso com a vontade de aprender, de responder todas suas perguntas.

Era fascinado por pássaros, procurava saber tudo sobre eles, fizera até um álbum cheio de informações. Seus pais lhe mostraram tudo que se relacionava a pássaros, como, mitos, pinturas e histórias.

O pai de Felipe lhe perguntou sobre o que queria ser, e ele disse que queria apenas ser ele mesmo. Então o pai lhe explicou que é preciso ser mais que isso, que é preciso ser formado, e a escola iria forma-lo para o mercado de trabalho. Explicou também que era preciso aprender para tirar boas notas, e que para entrar na faculdade não seria fácil, teria que tirar as melhores notas. O pai também aponta que o diploma que o filho receberá depois de terminar a faculdade dirá o que ele é.

O filho imaginou que iria tirar boas notas pois sabia muitas coisas, mas não foi bem assim. Ao chegar na escola percebeu que os professores não responderiam suas perguntas. Que cada professor só sabia sua matéria e que ele deveria se concentrar apenas naquilo que o professor havia dito. Não entendia o porquê deveria ser lhe ensinado certas coisas, e de fato nem a professora sabia.  

Os alunos estavam dentro de um sistema, um sistema que foi lhe empurrado e que deveria seguir, em que todos deveriam aprender na mesma velocidade. Teve que se esquecer dos pássaros e ser inteligente, pensar como todos. Ser moldado de uma forma igual a todos ou acabaria ficando para trás.

O texto usa como metáfora para sua personalidade, o termo cuidador de pássaros, que era esse pássaro que Felipe queria ser, e o processo de formação destrói as vontades que havia nele, transformando-o em um grande especialista de frangos. Frangos de corte, que remete aos seus sonhos, sua personalidade que agora está morta, dependurada numa longa correia que se movimenta, mergulhada na agua fervente, depenada, estripada, cortada, moída, transformado- o em um profissional respeitado.

Ao final do texto Felipe não é mais Felipe, agora é apenas mais um adulto. Obteve o sucesso profissional, mas não encontrou nunca mais à vontade que havia perdido em sua infância, não havia como saber o nome daquela vontade pois nunca houve alguém que lhe dissesse como obter sucesso atrás dela. Cada professor, cada pessoa, só sabia uma coisa, mesmo ele tendo que aprender um pouco de tudo numa corrida que não aprendia nada. Passarinhos que voam não dão lucro, pois é preciso se sacrificar e se vender para gerar uma renda e assim poder gerar mais pirralhos sobre esteiras que gerem salário ao mercado de trabalho.


II – Articulação com as abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista da relação ensino-aprendizagem

Abordagem Tradicional

Nos trechos abaixo, podemos ver claramente que a abordagem tradicional se faz presente, quando Felipe faz muitas perguntas aos seus pais e eles logo” cortam” o assunto e diz ao menino que ele irá ter suas respostas todas respondidas na escola, quando ele chega na escola ele interroga a professora e a mesma não responde a todas as perguntas dele e informa que lá ele não irá estudar o que quer e sim o que está programado.

“ - Que bom que nossa língua serve para dar nome as coisas! Eu gosto de pássaros. Ao vir para a escola, vi um pássaro azul que come mamão. Mais não sei o nome dele. A senhora, que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele?

A professora sorriu e disse:

- Agora não é hora de pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda. ”

Essa é uma típica cena que ocorre em todas as escolas com ensino tradicional, o fato do aluno não obter uma resposta dada pelo professor que segue o “programa de ensino” e por sua vez causa certo desânimo no aluno, em outras palavras a falta de motivação e de entendimento. Esse ensino faz com que o aluno não dê muita atenção, que somente “ decore” algo que para o professor já é o suficiente, um dos motivos que ele tem para “decorar “ é o exame que é utilizado para testar seus conhecimentos dentro do programa de ensino conhecido como provas, que no final é para subir de nível de dificuldade e obter a conclusão é contemplar o certificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (178.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com