TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho com grupos

Por:   •  18/10/2015  •  Artigo  •  3.797 Palavras (16 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 16

Os vínculos formadores a partir da constituição de grupos 1

                                                                                                           Mallu Welter Bicca2

                                                                                                             Michelli Pulcinelli3

                                                                                                          Giana Vendrusculo4                                                                                            RESUMO

Este artigo refere-se a prática de grupos realizada por duas acadêmicas no Estágio básico II pertencente ao Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Auto Uruguai e das Missões desenvolvido na instituição Lar da Menina, na cidade de Santo Ângelo- RS. Este teve por objetivo a formação de uma aliança, onde todos se completam e se descobrem permitir completam e se descobrem permitir ao outro um lugar nesse grupo. Para melhor entender a prática buscamos fundamentações teóricas sobre grupos. A partir disso observou-se que o grupo de meninas obteve uma boa evolução, bem como a integração com o restante das colegas o que favoreceu para melhor formação do grupo.

Palavras-chaves: Grupos. Benefício. Interação. Meninas.

1 INTRODUÇÃO

O estágio básico II consiste em uma prática de trabalhar com grupos, que tem por objetivo exercitar os conteúdos trabalhados em aula em disciplinas até o momento no curso de Psicologia.

Este respectivo trabalho apresentará os encontros em um grupo realizadas por duas acadêmicas do 5º semestre do curso de Psicologia. Os encontros ocorreram na instituição Lar da Menina, na cidade de Santo Ângelo- RS.

O grupo escolhido foi de meninas de 11 a 13 anos, que frequentam a instituição na parte da tarde.

__________________

1Artigo oriundo do estágio básico de grupos, curso de psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) campus de Santo Ângelo.

2Aluna do curso de graduação de psicologia da Universidade Regional Integrada (URI) cursando o quinto semestre.

3Professora, supervisora.

O trabalho tem como proposito formar um grupo para experiência acadêmica e observar os vínculos e interação das meninas durante os encontros e dinâmicas propostas pelas alunas no decorrer do estágio. Também será abordado teorias sobre o assunto de trabalhos em grupos e suas características.

A partir desta experiência podemos perceber que o trabalho em grupo traz uma evolução para seus integrantes, observamos essa evolução a partir das meninas que a cada encontro evoluíam um pouco. A interação entre elas foi percebida melhor, mostrando que o grupo estava em união, uma ajudando a outra nas atividades propostas, entre outras observações.

A partir das teorias apresentadas por diversos autores e dos estudos na disciplina de grupos, este trabalho busca a compreensão na pratica sobre a constituição de um grupo e a elaboração dos objetivos comuns formados entre todos os integrantes. Tenta-se a constituição das alianças afim de se chegar na interação conjunta destes comportamentos.

Com as dinâmicas elaboradas a cada encontro observa-se a relação sentimento versus satisfação que exerce diferentes significados em cada indivíduo, mas os mesmos por ser tratar de um grupo devem ser compartilhados entre si.

Conforme a reunião de pessoas diferentes cada qual com suas atitudes e pensamentos, dificuldades e facilidades, vai se originando um grupo onde os integrantes vão se revelando e interagindo grupalmente.

Vale ressaltar que as devoluções vão ocorrendo de forma progressiva durante o andamento do grupo e com o passar do tempo as trocas permitem aprofundar formas mais intensas e frequentes.

2 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

A metodologia utilizada no estágio constituiu-se na forma de trabalho em grupos. Em um primeiro momento houve a escolha do local e público a serem trabalhados, sendo escolhido a instituição Lar da Menina localizada na cidade de Santo Ângelo- RS. O foco principal foi de montar um grupo, onde foi escolhido meninas de 11 a 13 anos de idade, que frequentam a instituição no período da tarde.

Foram realizados dez encontros de hora semanal, no período de nove de março a dezoito de maio do ano de dois mil e quinze, feitas nas segundas, no turno da tarde perfazendo um total de dez horas de estágio.

 3 DESENVOLVIMENTO

         O que é grupo? Como se formam os grupos? Quem os constituem? Onde se dão os grupos e de que forma eles se comportam? E quais os resultados esperados a partir da formação de um grupo e a função da dinâmica nos grupos.

Grupos seriam a junção de duas ou mais pessoas em prol de um mesmo conceito, e estes são formados por jovens, crianças, adultos, idosos, escolares ou grupos terapêuticos, onde estes são formados por qualquer gênero ou idades e que buscam um benefício em comum.

A se referirem ao conceito de grupo, os autores compartilham a descrição do mesmo fenômeno social: a reunião de duas ou mais pessoas com objetivos comuns. O que diferem esses autores, no que diz respeitos aos grupos, é a leitura que fazem do processo de constituição e da finalidade do grupo.

Segundo Osório (2003), um grupo é um conjunto de pessoas capazes de se reconhecer em sua singularidade e que estão exercendo uma ação interativa com objetos compartilhados. Dessa interação surgem fenômenos que são denominados fenômenos grupais. Existem grupos espontâneos, como grupo de amigos, e grupos organizados, com objetivos específicos.

Nosso grupo é constituído por meninas na faixa etária de 11 aos 13 anos de idade, feito dentro de uma instituição onde são acolhidas enquanto seus pais trabalham, elas vão para esse lugar com o intuito de não ficarem desassistidas durante esse tempo, no local   elas aprendem muitas tarefas como por exemplo administrar uma casa. O objetivo maior dentro desse grupo que montamos é de observar comportamentos diferentes entre as mesmas idades e tentar formar um grupo a ponto de se chegar num mesmo objetivo que seria a formação de uma aliança, onde todos se completam e se descobrem permitir ao outro um lugar nesse grupo. Dentro do grupo escolhido para o estágio em um primeiro momento fizemos as apresentações cabíveis a elas e explicamos o fato da nossa presença após explicamos que os encontros seriam baseados em atividades como jogos, desenhos e brincadeiras que se denominam dinâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com