TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de Tecnologia na Educação

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos positivos e negativos do uso de tecnologias na educação:

A globalização é um fenômeno que possibilitou ao homem o desenvolvimento em inúmeros aspectos, dentre estes, a evolução da tecnologia, que vem auxiliando-o, por exemplo, na formação educacional. Os avanços tecnológicos que permeiam a educação vêm transformar as formas de trabalho pedagógico, ampliando o surgimento de novas competências e metodologias de ensino. (JARDIM, 2013, p.2).

De forma rápida e fácil, essas novidades, trazem grande comodidade e praticidade facilitando a obtenção de informações para os alunos e os professores adeptos as tecnologias. Os educadores e as instituições encontrar meios para auxiliar os docentes, no sentido de construir formas que estruturem novas formas de metodologia que venha a atender os parâmetros exigidos pelo novo paradigma da sociedade do conhecimento.

Mais fácil acessibilidade da informação: Com à internet sendo uma grande base de informações, os alunos estão encontrando uma ferramenta eficaz para a aquisição de conhecimento.

Ensino à distância e educação online: Os alunos não precisam mais comparecer fisicamente classes para ser uma parte de uma sala de aula, eles podem assistir a uma aula em sua casa ou qual quer outro local que não seja uma instituição de ensino. Algumas instituições de ensino estão oferecendo cursos on-line, onde os alunos interagem com os professores através da internet e materiais de aprendizagem de acesso a partir do site da instituição.

Algumas contribuições: Aprimorar a qualidade da educação, ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica, tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, aumentar a integração e o diálogo entre alunos e professores, auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos, despertar a curiosidade e as novas descobertas, estimular alunos a aprenderem.

Os efeitos positivos da tecnologia, tais como comunicação, entretenimento e capacidade de tornar a vida mais fácil de gerir pode vir a ser um obstáculo para a aprendizagem em sala de aula.

Distração para os alunos: Vários tipos de entretenimento, os dispositivos móveis, como jogos, mensagens de texto ou navegadores na net distrai os alunos na sala de aula. Além disso, com a habilidade de se comunicar facilmente, os alunos tendem a comunicar uns com os outros quando não deveria estar fazendo isso.

Com a tecnologia, os alunos podem tirar boas notas sem esforço, porque eles podem facilmente procurar soluções para qualquer tipo de problema que se deparar em várias ferramentas de busca. A utilização de programas em que contém todas as respostas e fórmulas que eles precisam para passar em algum exame.

Pontos negativos: Privacidade, imediatismo, superficialidade, a dependência da tecnologia pode causar outro problema mais sério: o isolamento, sobrecarga cognitiva (a alta disponibilidade de informações e formas de comunicação também pode gerar estresse), individualismo.

Os limites do uso de tecnologia na docência:

Tudo depende de como será manipulado, o seu impacto para a educação pode ser desastroso, mas, se bem manejada, ela pode facilitar e enriquecer a aprendizagem. A tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem, e também pode ser uma ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com