TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivência do luto na infância e as consequências no desenvolvimento da criança

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Angelita de Cássia Prado Ribeiro        

Eleazar Ferreira Junior

Vivência do luto na infância e as consequências no desenvolvimento da criança

[pic 3]

Londrina

2019

Angelita de Cássia Prado Ribeiro

Eleazar Ferreira Junior

Vivência do luto na infância e as consequências no desenvolvimento da criança

Projeto de pesquisa apresentada a Disciplina de Instrumentos e Projetos de Pesquisa curso de Psicologia, aula prática G1 da Faculdade Unifil como requisito para a obtenção da avaliação semestral.

Orientadora: Professora Isabella Borghesi

Londrina

2019

  1. tema

  1. Luto na infância

  1. objetivos

  1. objetivo geral

  1.   Compreender o que é o luto na infância.

  1. objetivos específicos

  1.   Analisar as possíveis consequências para o desenvolvimento da criança.

  2.   Verificar quais são os sentimentos relacionados ao processo do luto.

  1. problema de pesquisa

COMO A VIVENCIA DO LUTO AFETA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?

3.2 HIPOTESES        

Parte-se da hipótese que vivenciar o luto em qualquer momento da vida afeta o sujeito. O período da infância é muito importante para o desenvolvimento psíquico, e muito explorado por Freud e outros autores psicanalíticos. Vivenciar o luto neste período pode acarretar prejuízos no desenvolvimento do sujeito quando não elaborado, ou ainda quando elaborado de maneira incorreta, tais prejuízos podem se manifestar durante o desenvolvimento e a vida adulta.

  1. JUSTIFICATIVAS

Como se sabe, o luto é um tema que levanta muitas dúvidas e questionamentos, principalmente com relação ao seu desenvolvimento e consequências.

O processo de luto é inerente ao ser humano. A elaboração da perda que este processe traz, acontece de formas diferentes para todos os indivíduos. Isto porque cada sujeito tem uma história singular, e maneiras distintas de defrontar este momento.

Ressaltaremos durante a pesquisa a importância do apoio familiar a uma criança no decurso do luto, bem como as consequências de vivenciar o luto no desenvolvimento infantil, e como isto pode afetar a vida adulta do sujeito.

5    MÉTODO

Segundo Lakatos e Marconi (2005, p.83) método é o “conjunto das atividades sistemáticas e racionais, que com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo”. Com o objetivo de responder às questões a investigar, a pesquisa se iniciará pela revisão de literatura.

Para elaboração do trabalho utilizaremos o método dedutivo que se baseia em duas premissas para chegar a uma conclusão.

Buscaremos referenciais teóricos para pressupor a premissa de que vivenciar o luto na infância pode ocasionar consequências para a formação psíquica do sujeito, essas consequências deverão ser investigadas, a fim de demonstrar se há ou não prejuízos para o seu desenvolvimento. Pois para a abordagem psicanalítica, a estrutura psíquica é formada na infância e em todo o sujeito há uma criança que habita em seu inconsciente.


O Desenvolvimento do conceito de morte em relação às crianças, deve se relacionar com o processe cognitivo, vez que a compreensão da morte pela criança não se faz isoladamente de outros processos cognitivos presentes em seu crescimento. Portanto o conceito de morte depende muito de seu desenvolvimento cognitivo global. De acordo com Torres (1999, p.40) “A compreensão de um conceito altamente abstrato e complexo como conceito de morte requer uma aptidão para distinguir entre animados e inanimados, compreender o significado de constância do objeto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com