TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky

Por:   •  9/5/2015  •  Bibliografia  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Vygotsky

Vygotsky viveu apenas 37 anos, morreu de tuberculose em 1934. Apesar de breve, sua produção intelectual foi extremamente intensa e relevante: chegou a elaborar cerca de 200 estudos científicos sobre diferentes temas e sobre as controvérsias e discussões da psicologia contemporânea e das ciências humanas de um modo geral. Para a psicologia, sem dúvida, significa um avanço, para a pedagogia, uma orientação. Mas também sugere um rico material para análise no campo da antropologia, da linguística, da história, da filosofia e da sociologia.

O estilo de sua obra  tem características que lhe são bastante peculiares. Apesar de seu interesse central ser o estudo da gênese dos processos psicológicos tipicamente humanos, em seu contexto histórico-cultural, se deteve ao longo de sua vida acadêmica e profissional, em questões de várias áreas do conhecimento: arte, literatura, linguística, filosofia, neurologia, no estudo das deficiências e temas relacionados aos problemas da educação.

Além de abundantes e marcantes interdisciplinares, as produções escritas de Vygotsky são extremamente complexas e densas de informações preliminares. Isso se deve não somente à característica pouco ortodoxa  de seus trabalhos (os relatos escritos, não trazem, por exemplo: detalhes sobre os procedimentos metodológicos adotados em suas pesquisas), mas também a diversos outros fatores. A maior parte de sua obra foi editada tardiamente, e em alguns casos de forma inadequada e incompleta. Além disso, nos períodos que sua doença se agravava, ele ditava suas ideias que eram transcritas por outras pessoas; outras ideias foram conhecidas a partir de anotações feitas nas suas aulas e palestras, que muitas vezes resultava em redações pouco claras.  Seus textos apesar de serem de difícil compreensão, expressavam entusiasmo e fecundidade intelectual de um jovem pesquisador.

Vygotsky conseguiu não só antever o futuro, mas apresentar uma série de perspectivas e diretrizes potencialmente férteis e polemicas que viriam a ser aprofundadas por seus colaboradores, muitas inclusive, depois de sua morte.  

Os trabalhos desse psicólogo russo costumam ser considerados "uma teoria incompleta", uma "obra aberta", foi uma produção interrompida precocemente, capaz de inspirar e lançar novas bases que viriam a ser investigadas no futuro e que ainda são bastante atuais.

  1.   A vida breve e intensa de Vygotsky

 Para compreendermos o contexto e as razões do direcionamento da obra de Vygotsky, suas ideias centrais e contribuições, no é útil saber um pouco de sua biografia, do percurso intelectual e das condições da sociedade e da psicologia na Rússia pós-revolucionária. 

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1896, cresceu e viveu por um longo período em Gomel, na Bielo-Rússia, na companhia de seus pais, e de seus tutores particulares. Sempre demonstrou ávido interesse por informações, buscando as em sua biblioteca e também em biblioteca pública.

Outro traço marcante na formação de Vygotsky, e que alimentou seu gosto pela leitura, foi o aprendizado de diferentes línguas, permitindo que tivesse contato com materiais de diversas procedências. Mesmo tendo viajado só uma vez para o exterior, tinha acesso a informações do restante do mundo, pois lia desde muito cedo, mais do que as traduções russas lhe permitiam.

Aos 17 anos completou o curso secundário e recebeu medalha de ouro por seu desempenho. De 1914 a 1917 estudou Direito e Literatura, na Universidade de Moscou, época em que começou sua pesquisa literária mais sistemática. Apresentou um trabalho no término desse curso, que foi um estudo do Hamlet de Shakespeare: " A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca", que em 1925 deu origem ao livro "Psychology of Art (Psicologia da Arte), publicado na grande Rússia somente em 1965. Nesse trabalho, foi possível identificar grande competência para análises psicológicas, fruto das influências que recebeu dos estudiosos soviéticos interessados no efeito da linguagem sobre os processos do pensamento.

No mesmo período em que Vygotsky cursava a Universidade de Moscou, também participava da Universidade Popular de Shanyavskii, de cursos de História e Filosofia, no entanto, não recebeu título acadêmico por essas atividades.  Apesar das evidências de sua brilhante capacidade intelectuais Vygotsky, por ser judeu, teve enormes dificuldades de ingressar na Universidade. Nessa época na Rússia, os judeus sofriam as mais diversas formas de discriminação, tinham de viver em territórios restritos e se sujeitar a um número limitado de vagas nas Universidades.

O crescente interesse em compreender o desenvolvimento psicológico do der humano, e particularmente as anormalidades físicas e mentais, levou Vygotsky a fazer cursos na Faculdade de Medicina, primeiramente em Moscou, depois em Kharkov. Vygotsky começou sua carreira aos 21 anos, após a Revolução Russa de 1917. Em Gomel, de 1917 a 1923, além de escrever críticas literárias, lecionou e proferiu palestras sobre temas ligados a literatura, ciência e psicologia em várias instituições, já nessa época se preocupava com questões da Pedagogia. Em Gomel, fundou uma editora, uma revista literária, e um laboratório de Psicologia no Instituto de Treinamento de Professores, local onde ministrava cursos de Psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com