TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

Por:   •  3/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)




Alunos:

NATÁLIA VIEIRA DE CARVALHO - RA: 94498551296

 VANESSA MONTEIRO LOUREIRO - RA: 9615491515

                                      Cursos Superiores de Tecnologia EaD

RIO DE JANEIRO 2015

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................3

Desenvolvimento do relatório final.................................................4

Cronograma....................................................................................5

Consideração final.........................................................................10

Bibliografia.....................................................................................11

[pic 2]

RELATÓRIO FINAL: Entrega dos Projetos para a Implantação do Setor recursos humanos em uma empresa privada, demonstrando sua aplicabilidade.

  1. Introdução

Nos dias atuais, as empresas tomam medidas e se planejam para se tornarem mais competitivas no mercado. Em outras palavras, elas objetivam produzir mais, a custos menores e atender o seu cliente de forma eficaz. Uma ferramenta importante para os resultados de uma empresa é a gestão de pessoas, pois se a empresa não possui colaboradores comprometidos, a mesma será impactada e isto afetará em seu rendimento.

O mundo corporativo vem sofrendo adequações devido à globalização e os recursos humanos precisam servir como ponte entre a empresa e os colaboradores e agir de acordo com a cultura organizacional da empresa, a qual é baseada em valores éticos e morais, princípios, politicas internas e externas, dentre outros. Desta forma, o empregado, por sua vez, deve seguir e adotar esta cultura organizacional como guia de seu trabalho. Sendo assim, cabe ao Recursos Humanos adequar os processos de gestão de pessoas dentro de uma organização baseado na cultura empresarial. Através da implantação da politica de recursos humanos integrada, cabe ao recursos humanos manter o quadro de pessoal em condições adequadas e com profissionais capacitados. Consequentemente, isto gerará a organização melhoria continua em todos os processos produtivos e gerenciais e garantia no sucesso empresarial (Bittencourt; Clementino; Pereira Junior, 2012)

Portanto, o presente relatório objetiva a criação de um projeto de implantação no setor de recursos humanos da empresa Supersoft , afim de aprimorar a gestão de pessoas e garantir prosperidade a empresa.

[pic 3]

  1. Desenvolvimento do Relatório Final
  1. Necessidades Primárias a Serem Trabalhadas

A empresa Supersoft atualmente necessita aprimorar seus programas de capacitação de pessoal, isto serve para que os empregados da empresa se atualizem, complemente e amplie as competências necessárias para gerar um resultado positivo a organização. Essa capacitação embora seja diferente, está associada ao treinamento, que preconiza gerar ou repassar conhecimento, habilidades diretamente associado às tarefas (Pereira; Aragão; Gomes, 2013). Além disso, é necessário adaptações no processo de admissão, seguindo então a nova realidade empresarial, o qual busca contratar profissionais eficazes e dinâmicos. Desta maneira, este processo de contratação vem passando por uma série de etapas, a fim de recrutar e selecionar pessoas interessantes à cultura organizacional, bem como reduzir os custos com este processo.

[pic 4]

  1. Cronograma

O cronograma abaixo mostra em etapas o processo de admissão de pessoal da empresa Supersoft, englobando então o recrutamento e a seleção.

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20][pic 21]

[pic 22]

[pic 23][pic 24]

[pic 25]

[pic 26]

Figura 1. Cronograma mostrando as etapas do processo admissional

Na etapa 1 é a definição da vaga, a qual vai mostrar o que a vaga é, quais são as competências e o valor desta vaga. Já a etapa 2 define o perfil que o candidato deve ter para conseguir a vaga, enfatizando na formação profissional. Na etapa 3 são as estratégicas que a empresa utilizará para realizar a divulgação da vaga, que pode ser por meio de pesquisa em bancos de talentos ou cadastro em site de vagas. Por seguinte na etapa 4 é a divulgação da vaga. A partir disto começa a etapa 5, do recebimento de currículos e consequentemente já direciona a etapa 6 de triagem e análise dos currículos dos candidatos. Depois da triagem e análise dos currículos, começa a etapa 7 da prova de conhecimento na área especifica. Os que obtiverem proveito positivo vão para a etapa 8 da dinâmica em grupo, a qual ressalta qualidades e defeitos dos candidatos trabalhando em equipe. Os melhores da dinâmica serão encaminhados para entrevista individual. Quem passar desta etapa já está contratado e dá início ao processo de capacitação na área de atuação e posteriormente o processo admissional encerra-se.

[pic 27]

  1. Política de Admissão

O departamento de recursos humanos (RH) da empresa é o responsável pelos processos de admissão e o de demissão. Atualmente, as empresas buscam profissionais que agreguem valores a mesma, sendo assim, a procura por candidatos eficazes e dinâmicos aumentou significativamente. Desta forma, o RH precisa estar atento as etapas de recrutamento e seleção, já que estes processos são importante aos interesses das organização e representam uma economia, uma vez que abaixam os níveis de absenteísmo e rotatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (260.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com