TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assessoria e consultoria em serviço social

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  1.740 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL - 8ª SEMESTRE

KARINA NUNES SAMPAIO - RA 353259

NADIEGE TORRES RIBEIRO- RA 357606

SELMA MOURA RIBEIRO – RA 381492

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

AQUIDAUANA/MS

NOVEMBRO-2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................3

ASSESSORIA NO SERVIÇO SOCIAL....................................................................................4

CONTRIBUIÇÃO PARA OUTROS ASSISTENTES SOCIAIS.................................................6

CONTRIBUIÇÃO PARA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS INDIVÍDUOS............................7

ASSITÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS.........................8

CARTA-PROPOSTA PARA ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL NA GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS........................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................................12

REFERÊNCIAS.......................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

        Este trabalho visa desenvolver os conceitos de assessoria e consultoria dentro do campo de Serviço Social, assim como sua contribuição a outros profissionais da área, organização política dos indivíduos e na gestão de políticas sociais.

Assim como a prática da assessoria para o Assistente Social surgiu há algumas décadas juntamente com a ampliação do seu campo de trabalho e os movimentos sociais com processo de renovação da profissão.  

Ao final, produzimos uma carta-proposta destinada ao campo de gestão de políticas sociais, a qual mostra a importância do Assistente Social como profissional melhor habilitado a exercer essa função.

ASSESSORIA NO SERVIÇO SOCIAL

        Segundo dicionário "assessoria" é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente “assessoria”.

        “Etimologicamente (Ferreira, 1999, p31-32), podemos conceituar assessoria como órgão ou conjunto de pessoas que assessoram um chefe ou uma instituição especializada na coleta de dados técnicos, estatísticos ou científicos sobre uma matéria. Sendo o ato de assessorar identificado como uma ação auxiliar tecnicamente outras pessoas ou instituições, graças a conhecimentos especializados em determinado assunto, assim, o assessor é tido como um assistente, adjunto, auxiliar que detém conhecimentos que possam auxiliar a quem assessora. Já o ato de consultar é tido como uma ação de pedir conselho, instrução, opinião ou parecer (...) assim, definimos assessoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objetivo de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade.

        O assessor é aquele propõe caminhos, táticas e métodos ao profissional ou a equipe que assessora que tem a autonomia em seguir ou não as suas propostas.

        Sendo assim, assessoria se torna uma oportunidade de trabalho para os profissionais de Serviço Social, que tem como objetivo de executar o projeto de profissão, que precisa fortalecer, tendo em vista à efetivação por meio da prática concreta.

        Deste modo a assessoria para o Assistente Social se torna uma ampliação da sua área de trabalho, fazendo com que o profissional procure estar sempre atualizado, tanto na parte técnicas quanto na teoria, se capacitando profissionalmente para atender as novas demandas, já que é uma profissão que gera conhecimentos e detém grande domínio no campo das políticas sociais.

        Através da Lei n. 8.662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social no Brasil, com relação a assessoria e consultoria, nos artigos 4º e 5º, refere-se às competências e atribuições do profissional:

        Art. 4º Constituem competências do assistente social:

VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

IX - Prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

        Art. 5º Constituem atribuições privativas do assistente social:

III - assessoria e consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social. (CFESS, 2011, p. 44-46)

        Logo, o Assistente Social torna-se apto a desempenhar atividades de assessoria e consultoria nas mais diferentes áreas ligadas à implantação e orientação de conselhos gestores de políticas públicas, elaboração de planos, acompanhamento e avaliação de projetos, etc. De tal maneira, em que se torna um agente formulador das estratégias necessárias para a elaboração, execução, planejamento e avaliação de políticas públicas, bem como a assessoria a movimentos sociais e populares, dentre outros

        Desta forma a assessoria no serviço social dar-se através da identificação do trabalho que se apresentam com relação a assessoria, mediante a registros de supervisão profissional ou na execução de cursos, é possível reconhecer o trabalho praticado pelo serviço social com os movimentos sociais, uma vez que, a questão social é o instrumento principal de trabalho do assistente social.

         Observamos por volta dos anos 80, a que a pratica da assessoria era misturada com ação política dos assistentes sociais e dos movimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com