TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DE UMA EMPRESA DE ASSESSORIA e CONSULTORIA em SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: A CONTRUÇÃO DE UMA EMPRESA DE

ASSESSORIA e CONSULTORIA em SERVIÇO SOCIAL

AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ASSESSORIA: ASSESSOR - equipe de graduandos – o assessor traz uma gama de conhecimentos novos e úteis ao desenvolvimento e à implementação do trabalho do assessorado ASSESSORADO – instituição de estágio Elementos a considerar: - ASSESSORIA – como um processo de construção da reflexão – a crítica, a busca de alternativas, a proposição de estratégias, a formulação de políticas, a avaliação; - apontar, resgatar e trabalhar as deficiências, os limites, recursos e possibilidades da equipe.

Desde sua fundação, em 1970, o HUSM, Hospital Universitário de Santa Maria, é referência em saúde para a região centro do Rio Grande do Sul. Sendo um órgão integrante da Universidade Federal de Santa Maria, a Instituição atua como hospital-escola, com sua atenção voltada para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e assistência em saúde.

Os atendimentos prestados à comunidade são realizados nos 403 leitos, sendo 354 da Unidade de Internação e nos 49 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo, além das 58 salas de ambulatório, 10 salas para atendimento de emergência, nas 07 salas do Centro Cirúrgico e nas 02 salas do Centro Obstétrico. São diagnosticadas e tratadas diversas formas de procedimentos em saúde, sempre procurando aliar a tecnologia a uma equipe de profissionais e estudantes treinados e atualizados.

Esta equipe é composta por 169 docentes; 1.099 funcionários do Regime Jurídico Único (RJU) e 706 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em nível de apoio, médio e superior; 597 funcionários de serviços terceirizados, além de 2.255 alunos-ESTAGIÁRIOS de graduação da UFSM, estagiários, residentes, mestrandos e doutorandos.

O serviço social dentro do HUSM ainda precisa avançar na conquista de espaço, pois no processo de evolução do paciente que se dá de forma online, o assistente social não possui, na plataforma, um link exclusivo do Serviço Social. A evolução dá-se dentro do link da enfermagem (Aba Multiprofissional) As salas são compartilhadas, ou seja, o assistente social não disponibiliza de uma sala individual.

A profissão de assistente social foi regulamentada pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições, como também, a conduta profissional que é especificada pelo Código de Ética Profissional (1993). A Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 218, de seis de março de 1997, determinou o conjunto das profissões em saúde e nela reconheceu a categoria de assistentes sociais como profissionais de saúde (CFESS, 2010).

O assistente social é o profissional que media as relações entre usuários/ rede de serviços com a rede de Atenção Básica representa a atenção primária à saúde de todos os usuários. Trata-se do serviço que realiza o primeiro contato com as famílias, que coleta dados e informações que irão auxiliar na elaboração de estratégias de prevenção de agravos e promoção à saúde que abarca determinado distrito sanitário sob responsabilidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O funcionamento eficiente deste serviço possibilita que toda a rede de saúde pública do município funcione de forma satisfatória para a população. e usuários/equipe multiprofissional. É ele que realiza as interlocuções necessárias para que as demandas sejam equacionadas. Entre os serviços e órgãos da rede que fazem parte do cotidiano do assistente social no HUSM estão: CRAS, CREAS, conselho tutelar, ESF, MP, poder judiciário e as defensorias (união e estado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com