TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicanálise usa como objetivo compreender o comportamento do ser humano

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

Psicanálise- A psicanálise usa como objetivo compreender o comportamento do ser humano, através do estudo não só do seu consciente, mas também do seu inconsciente, pois este também pode influencia na personalidade da pessoa. Na Educação, através da Transferência, o aluno pode achar num professor uma espécie de ”Porto seguro”, e se for bem administrado pelo educador, seu aprendizado pode ser transmitido de maneira adequada e mais compreendida ao aluno. No entanto, se mal administrada, o aluno e o professor pode criar um vinculo prejudicial para a aprendizagem, pois em tudo vera desculpas para usá-lo como “Porto seguro”.

Behaviorismo – O Behaviorismo obtinha como objetivo o estudo também do comportamento, no entanto, apenas quando se fala do comportamento em si, ou seja, aquele observado, na qual pode ser dominado, ou avaliado como positivo ou negativo, tudo o que é eventualmente levado ao lado mental, é negado. Levando para a educação, ao analisarmos o Behaviorismo numa sala de aula, poderemos perceber que este de fato acontece muitas vezes, pois, avaliar apenas um comportamento é bem mais rápido quando nos referimos a uma analise feita por um professor em momento de aula. Porém a posterioridade da percepção deste comportamento é quem poderá dizer se ele será mudado ou levado a se repetir. Sendo assim, se posteriormente será Positivo ou Negativo naquele momento. No entanto, o Behaviorismo limitavélmente não poderá dizer ao certo se o negativo ou positivo será o dominante permanente depois de dada a situação, pois, às vezes não depende só da observação comportamental, mas também do estudo do consciente como na Psicanálise.

Gestalt – os getaltistas acreditam que a forma mais exata de se entender o comportamento de uma pessoa é através do que ela percebe ao seu redor, ou seja, o que ela entende sobre determinada situação influenciará em seu comportamento naquele momento. Ao analisarmos no âmbito da educação, faz-se um certo sentido, pois, se uma pessoa entendi o que está sendo passado, ou se o que ela percebe o que está sendo passado tanto de maneira positiva ou negativa, ela responderá a essa percepção. Porém a Gestalt não poderia explicar ao certo o comportamento, por exemplo, de uma pessoa com déficit de atenção, pois se ela tem dificuldade de presta atenção no que está vendo, ou ouvindo, quando se é necessário, como a sua percepção influenciaria no seu comportamento?

Humanismo – O humanismo, como o próprio nome diz, tinha como principal objetivo tratar o comportamento com humanidade, ou seja, lembrando-se de que não se tratava de um simples ser a ser analisado, mas de um indivíduo que obtinha pensamentos, vontades, desejos, enfim, trabalhavam com relações, e afetos. Isso é muito vantajoso no ambiente escolar, pois ao criar relações entre professor e aluno, acredito que a aprendizagem será mais rápida e dinâmica, no entanto, seria necessário estabelecer esse tipo de vínculo em casa, pois pessoas educadas ou rebeldes nascem dentro de casa, ou seja, o humanismo necessitaria estar ao derredor da pessoa, não apenas no contexto escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com