TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO X ESCOLARIZAÇÃO O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Por:   •  27/7/2019  •  Artigo  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 17

                    [pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.

REZIELLE HENRIQUE MACHADO

EDUCAÇÃO X ESCOLARIZAÇÃO: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

        NATIVIDADE        

2018

[pic 5]

[pic 6]

REZIELLE HENRIQUE MACHADO

EDUCAÇÃO X ESCOLARIZAÇÃO: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

Artigo científico apresentado ao Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior da INSTITUIÇÃO UNIVES como requisito parcial para a obtenção de nota para conclusão do curso.

Prof.ª Claudine Maria Baptista

NATIVIDADE

2018

[pic 7]

[pic 8]

EDUCAÇÃO X ESCOLARIZAÇÃO: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

REZIELLE HENRIQUE MACHADO [1]

RESUMO

Este artigo se propõe a analisar os papeis desempenhados pela família e pela escola no processo de formação e desenvolvimento da criança. O método para a elaboração deste trabalho se realizará por meio da pesquisa bibliográfica de fontes secundárias. Propositadamente, o título do trabalho traz dois termos “Educação x Escolarização” que norteará a discussão acerca dos desafios enfrentados por ambas instituições sociais, no cumprimento dos seus deveres na contemporaneidade. Primeiro é preciso elucidar os conceitos de educação e escolarização, o que nos permitirá distinguir a quem cabe o papel de educar e a quem cabe o papel de escolarizar. Num segundo momento, abordaremos acerca da função social da família e suas concepções históricas. Derradeiro, a maximização da relação simétrica entre família e escola no processo de ensino - aprendizagem.

Palavras - chave: Papeis sociais, desafios, ensino-aprendizagem.

        

1. INTRODUÇÃO.

Na última década, a participação da família junto a escola tem sido alvo de estudos no meio acadêmico.

Esta notoriedade é plasmada na Carta Magna e difundida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente somado ao Parâmetros Curriculares Nacionais e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96.

Cumpre ao Estado o dever de gerir a Política de Educação, à família cabe a inclusão por meio do processo de matrícula, a frequência e o acompanhamento, à sociedade o monitoramento e a participação e às crianças o direito que todos cumpram seus devidos deveres lhes assegurado a proteção social, segundo o que preconiza as normativas citadas.

É sabido que vivemos um “novo tempo” de informações instantâneas, de mudanças bruscas, de revolução tecnológica que impactam toda a sociedade. Bem-vindos a pós modernidade.

Se antes (da idade média até a modernidade) havia o entendimento de que era preciso ir à escola para se socializar, adquirir conhecimento profissional e de formação, hoje esse entendimento precisa ser revisto.

A educação não está concentrada apenas na escola. Logo, ocorre um chamamento da família para esta responsabilidade em conjunto.

Mozart Neves (2017) cita um provérbio africano que vai ao encontro dessa abordagem, “para educar uma criança, é preciso toda uma aldeia”.

Em torno desta ideia que este trabalho se desenvolve. Propositalmente, o título “Educação x Escolarização: O Papel da Família e da Escola no Processo de Formação da Criança” sugere de modo indireto, na ordem dos conceito, o papel social de cada instituto.

A problematização deste trabalho surge ao longo de quatro anos de experiência profissional como auxiliar de equipe pedagógica em escolas de ensino de idiomas.

Dessa forma, o estudo fará um detalhamento entre os conceitos de educação e de escolarização, prossegue buscando na história a relação da família e o processo educacional e finaliza contextualizando a maximização da relação família e escola na contemporaneidade.

A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica de fontes secundárias e respaldo em legislações.

Faz saber que a menção ao cenário nos permitiu a observação da influência do ambiente familiar na aprendizagem escolar, vale ressaltar que não ocorrerá pesquisa de campo.

Portanto, o objetivo precípuo desta pesquisa se delimita na observação desta relação, bem como da relevância da participação da família na escola.

2.1. O QUE É EDUCAÇÃO E O QUE É ESCOLARIZAÇÃO?

A importância de explanar os conceitos de educação e de escolarização para este estudo é devida a necessidade de compreender o papel desempenhado tanto pela família, quanto pela escola no processo de formação e desenvolvimento da criança.

A educação é um fenômeno complexo, composto por um grande número de correntes, vertentes, tendências e concepções, enraizadas em culturas e filosofias diversas. Como toda educação é política, como nos ensinou Paulo Freire, ela não é neutra, pois, necessariamente, implica princípios e valores que configuram uma certa visão de mundo e de sociedade. Daí existirem muitas concepções e práticas da educação. Não dá para falar de uma educação em geral, separando-a de se seu contexto histórico (GADOTTI,2012).

Concordamos com Gadotti (2012) quando afirma que “é preciso qualificar de que educação estamos falando, a partir de que ponto de vista.” Sabendo que “todo ponto de vista é a vista de um ponto, devemos indicar de que lugar, de que território, estamos falando. Toda educação é necessariamente situada historicamente.”

Machado (2009) entende que a Educação é um campo maior que a escola. Ocorre que, continua a autora, “as necessidades socioeducativas estão na escola, na família e na sociedade e podem ser atendidas em projetos e ações contínuas ou eventuais onde interagem profissionais de diferentes áreas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (182.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com