TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

                A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL

ACADÊMICO-CIENTÍFICA/FORMAÇÃO PROFISSIONAL

         Possibilita ao profissional: questionar e rever conceitos teórico-metodológicos, éticos-políticos e técnicos-operativos; construir e reconstruir conhecimentos científicos; investigar a realidade em suas constantes modificações, apreendendo as novas demandas que surgem; reorganizar, aprimorar e instrumentalizar as formas de intervenção profissional; analisar de forma crítica o desenvolvimento da sociedade de classes, sua estrutura e sua gênese, expondo suas contradições; gerar, elaborar e implementar políticas públicas mais eficazes.
        Todos esses fatores colaboram para que a profissão se mantenha em movimento, acompanhando as mudanças da sociedade, criando intervenções coerentes e se aprimorando. Esse movimento possibilita que se amplie o debate político-profissional, favorecendo a formação de um profissional crítico e consciente, que combate o ideário conservador, além de consolidar a relação entre teoria e prática, fundamentando o projeto profissional.

TRABALHO PROFISSIONAL (PESQUISA
EM SERVIÇOS)

         Incentiva uma postura profissional crítica, já que a pesquisa em serviços instiga o questionamento do cotidiano, ao entendê-lo enquanto categoria analítica, incentivando a busca de suas especificidades e particularidades. Desse modo, o profissional adota uma postura investigativa, e por estar em contato direto com a realidade percebe as demandas que surgem, podendo assim propor novas pesquisas, estendendo sua atuação para além do imediato, do paliativo, investigando a demanda a fundo, compreendendo sua origem e podendo, consequentemente, elaborar uma intervenção sistematizada e mais eficaz.
        A pesquisa proporciona e possibilita esse posicionamento ao profissional, pois: fortalece os argumentos éticos e políticos; aperfeiçoa seu olhar investigativo para apreender o real e problematizá-lo, desnaturalizando fenômenos sociais; inibe a estagnação, o mantém em movimento; amplia sua ação interdisciplinar ao buscar/compartilhar conhecimento; associa a postura investigativa com a dimensão interventiva. Desse modo, colabora para aprimorar o trabalho profissional e garantir uma melhor qualidade dos serviços prestados à população.
        Conclui-se que que o trabalho é uma base para a elaboração do processo de pesquisa e a pesquisa é fundamental para a intervenção profissional, o diálogo entre ambos enriquece a produção de conhecimento científico e a atuação profissional.


Referência


MORAES, Carlos Antonio de Souza. Pesquisa e Serviço Social: concepções e críticas. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 20, set/dz, 2017, p.390-399. Disponível em:<
>. Acesso em 20 set 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com