TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da pesquisa em serviço social

Por:   •  27/10/2018  •  Resenha  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-FACEMA

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PESQUISA SOCIAL

PROFESSORA: KAROLINE ROCHA

CLAUDIA ROBERTA SOUSA DA CONCEIÇÃO

CAXIAS-MA

2017-2

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CLAUDIA ROBERTA SOUSA DA CONCEIÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho a ser apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina pesquisa social sob a orientação da Professora MS Karoline Rocha, cumprindo às exigências do curso de Bacharelado em Serviço Social na Instituição de Ensino Superior FACEMA.

CAXIAS-MA

2017-2

A pesquisa é um estudo metódico, uma busca com a finalidade de responder a um questionamento, seja com o intuito de gerar conhecimento, desconstruir um conceito já existente e/ou agregar, enriquecer ou atualizar os resultados de uma pesquisa já comprovada.

A pesquisa tem como premissa o questionamento, algo que o pesquisador deseja saber, conhecer, desvelar, sendo assim o questionamento é a mola propulsora da pesquisa, e é iniciando-se pelo método que o pesquisador escolhe a metodologia, os instrumentos necessários, ou seja, um caminho para seguir até chegar a um objetivo, que é a resposta para seu questionamento.

A pesquisa é rigorosa e sistemática por seguir uma metodologia, contudo não é rígida e nem imutável, ela considera que o homem e a sociedade vive um processo de constante construção e reconstrução dentro da dialética na temporalidade histórico social. Para tanto, é coeso afirmar que a pesquisa não é neutra, ela é constante e necessária.

A importância da pesquisa acadêmica

Nas IES (instituições de ensino superior) durante a vida acadêmica, os estudantes têm o acesso a três pilares: ensino pesquisa e extensão; contudo, cabe ressaltar que é fundamental que as IES tenham uma boa estrutura com profissionais pesquisadores qualificados, o que sem dúvida se torna um bom mecanismo de atração para os acadêmicos desenvolverem o desejo de ingressar no campo da pesquisa.

A pesquisa de modo geral, com o seu papel de construção do conhecimento tem um caráter transformador, e no âmbito acadêmico ela constrói e reconstrói não só conhecimento científico beneficiando as comunidades mais próximas e a sociedade em geral, mas também beneficiando o acadêmico pesquisador, tanto como um indivíduo na sua subjetividade, quanto futuros profissionais no decorrer de suas vidas.

Hoje, aquela velha ideia de que pesquisadores eram apenas quem queria se tornar cientistas foi superada, e a sociedade em geral percebeu que a pesquisa tem um impacto de transformação, de ascendência, e que ela não é só apenas necessária, é também prazerosa. Um acadêmico quando pesquisador, além de desenvolver o hábito e o prazer pela pesquisa, passa também por um rico processo de experimentação e descobertas dentro da academia, o que indubitavelmente o torna um indivíduo muito mais crítico e reflexivo, levando isso como um diferencial a seu favor, tanto em seu currículo como para sua carreira profissional.

A importância da pesquisa para o Serviço Social

O Serviço Social está inserido no campo das ciências sociais aplicadas, e a profissão historicamente já passou por diversas nuances até o seu processo de ruptura com o assistencialismo, a profissão é marcada por diversas transformações ocorridas ao longo de sua organização, sistematização e regulamentação em diferentes contextos históricos.

Segundo Setubal (2011: p. 37), qualquer objeto estudado tem de ser compreendido dentro da sua significância temporal. Isso significa dizer o Serviço Social se utiliza da pesquisa qualitativa para fazer análises com profundidade, perceber o que está nas entrelinhas, já que toda sociedade seja do viés histórico, político ou cultural segue uma dialética temporal de constantes mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com