TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  21/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  11.339 Palavras (46 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 46

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ANA CLARA GONÇALVES DA SILVA[pic 1]

INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA EM DEBATE: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CASA GERONTOLÓGICA DE AERONÁUTICA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES.

Rio de Janeiro

2017

[pic 2]

ANA CLARA GONÇALVES DA SILVA

INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA EM DEBATE: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CASA GERONTOLÓGICA DE AERONÁUTICA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES.

Trabalho de Conclusão de curso apresentado à banca avaliadora do curso de Serviço Social da Universidade Veiga de Almeida como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Drª. Nádia Xavier Moreira

Rio de Janeiro

2017

INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA EM DEBATE: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CASA GERONTOLÓGICA DE AERONÁUTICA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES.

ANA CLARA GONÇALVES DA SILVA

Aprovado em: ___/___/___

BANCA EXAMINADORA

____________________________________

Profª. DRA. Em Serviço Social Nádia Xavier Moreira

Universidade Veiga de Almeida

_________________________________

Profª. DRA. Em Serviço Social Nilza Rogéria de Andrade Nunes Estrada

Universidade Veiga de Almeida

__________________________________

Profª. DRA. Em Serviço Social Jussara Francisca de Assis

Rio de Janeiro

2017

Para Wyld Freitas e Ana Cristina Gonçalves, razões da minha vida!

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a DEUS por representar uma força maior na qual nos apoiamos para seguir em frente sempre. Pelo suporte, por ter me carregado quando eu não mais aguentei. Pelo consolo, livramento, por ter me guardado, guiado e iluminado meu caminho. Meu pai, tua promessa se cumpriu! A ti, senhor toda honra e louvor agora e para sempre.

A toda minha família, tios, tias, primos, dinda e em especial aos meus pais Wyld e Ana e minha avó Clara (em memória) que cada qual com seu jeito e particularidade me auxiliaram para que eu concluísse essa etapa de formação.

As minhas amigas e amigo que conquistei durante a graduação Julyanna Souza, Bruna Lopes, Juliana Coratini, Lorena Lessa, Liz Lemos e David Barros os quais estiveram comigo nos momentos acadêmicos, nas dúvidas, nas alegrias e realizações.

As minhas amigas, amigos e irmãos de alma Jéssica Rodrigues, Marcelle Rodrigues, Karinne Ramalho, Willian Henrique, Iago Lindoso, Kayo Felipe e meu namorado Denis Bernardo que suportaram os momentos mais difíceis de estresse e ausência, mas mesmo assim continuaram caminhando ao meu lado.

 A minha orientadora deste TCC, Nádia Xavier Moreira pelas críticas, paciência e carinho que teve comigo durante a elaboração deste trabalho.

Aos meus professores Rogéria Nunes, Jussara Assis e Regina Celia que fizeram com que eu percebesse as diferentes realidades com olhar crítico, transformando minha visão de senso comum para a técnica.

 As minhas supervisoras de estágio Ellen Baroso e Enilda Ribeiro por terem me ensinado a prática da profissão e terem me dado o suporte e carinho que eu precisava pra subir mais um degrau, agradeço a Deus por ter me colocado em seus caminhos, meu objetivo é exercer a profissão assim como vocês exercem, tenho orgulho de vocês.

Enfim, agradeço a todos que fizeram parte direta e indiretamente da conclusão desta graduação e da conclusão deste trabalho. Obrigada pelo apoio, carinho, atenção, e por fazerem parte do início da minha formação profissional.

“Durante nossa breve existência devemos nos ocupar de todos os esforços para que faça sentido nossa vida, senão, seremos apenas mais um ser que um dia existiu nesse mundo”

(Alexsandro Rego).

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos idosos institucionalizados sobre a atuação do Serviço Social em uma Instituição de Longa Permanência. Caracteriza o processo de envelhecimento e o significado deste tema na atualidade, as políticas públicas voltadas à população idosa e as ILPI - Instituições de Longa Permanência para Idosos. A pesquisa empírica de caráter qualitativa procedeu-se uma pesquisa de campo realizada através do diário de campo ouvindo os idosos residentes e participantes além de fontes documentais e bibliográficas, os instrumentos da coleta foram levantamento bibliográfico documental e a análise de dados organizou e sintetizou os dados coletados. Os resultados da pesquisa demonstraram que a institucionalização não interfere nas relações sociais dos idosos. Suas percepções sobre o trabalho do Serviço Social na Instituição comprova que os profissionais assistentes sociais desenvolvem um trabalho especializado junto a eles, garantindo seus direitos junto à sociedade.

Palavras- chave: Idoso. Serviço Social. ILPI.

Abstract

This study aims to present the perception of the institutionalized elderly about the performance of Social Work in a Long Stay Institution. It characterizes the aging process and the meaning of this topic in the present time, the public policies directed to the elderly population and the ILPI - Institutions of Long Stay for the Elderly. The qualitative empirical research was carried out a field research conducted through the field diary listening to the elderly residents and participants in addition to documentary and bibliographical sources, the collection instruments were bibliographic documentary survey and data analysis organized and synthesized the data collected. The results of the research showed that institutionalization does not interfere in the social relations of the elderly. Their perceptions about the work of Social Service in the Institution prove that the social workers professionals develop a specialized work with them, guaranteeing their rights with society.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.9 Kb)   pdf (412.4 Kb)   docx (345.6 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com