TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopatologia

Por:   •  29/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicopatologia.

Tarefa 3

Sobre o psicodiagnóstico vimos em nosso material que "o psicodiagnóstico geralmente é conduzido de modo tradicional e estruturado em etapas que são previamente estabelecidas a fim de um objetivo que é 'conhecer, investigar e compreender o paciente por meio de técnicas de entrevistas, observações dirigidas e aplicações de testes'”. (Ancona-Lopez, 2002, p.38)

  1. Dentro da sua prática profissional relate o que você entende por psicodiagnóstico ou passou a entender a partir do estudo;

Resposta: Eu entendo por psicodiagnóstico como a prática de avaliação exclusiva do Psicólogo, que pretende por meio de testes e outras ferramentas, como entrevista, desenhos, atividades descontraídas, traçar o perfil do indivíduo, destacando seu caráter, personalidade, podendo ser utilizado apenas para direcionar a terapia ou então para classificar o diagnóstico e então definir quais os profissionais e quais as maneiras de lidar com sua possível psicopatologia. Pode as vezes ser até realizado alguns procedimentos em grupo, gerando estatística e números para se conseguir traçar perfis.

  1. Se trabalhou ou trabalha com a compreensão desse termo e relate sobre alguma técnica utilizada por você ou pela sua equipe, ou a avaliação ou técnica que você mais se interessou em conhecer quando estudando o material.

Resposta: Já utilizei de testes projetivos, ou seja, uma maneira de realizar o psicodiagnóstico e a avaliação por meio da própria personalidade e desejo do indivíduo, constituindo assim um resultado científico, porém subjetivo e único para cada um. Por ser subjetivo, os mecanismos de defesa as vezes não funcionam, e com isso permite que o profissional tenha acesso a conteúdos não expressos diretamente e sim implícitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com