TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DA DIVERSIDADE SEXUAL

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DA DIVERSIDADE SEXUAL

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DA DIVERSIDADE SEXUAL

Produção textual interdisciplinar, apresentada à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral no 1º Semestre de Serviço Social.

Orientador: Profs. José Adir, Mariana de Oliveira, Sergio Goes e Rosane Ap. Belieiro Malvezzi

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
                                                                                04

2 A HOMOFOBIA E A DIVERSIDADE SEXUAL                                        05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                08

REFERÊNCIAS                                                                                09





1 – INTRODUÇÃO

O tema homofobia e diversidade sexual vêm ganhando a cada dia mais espaço na mídia brasileira passando a ser tratada como uma das principais demandas sociais do atual momento contemporâneo.

Nesse sentido, esse trabalho vem abordar essa temática de modo a apresentar algumas conceptualizações sobre essa questão, que é cercada pela desinformação e pela grande variabilidade de valores sociais e morais, visto que as mesmas variam de acordo com o tempo histórico, interesses envolvidos, nível de conhecimento e de sociabilidade e principalmente pela liberdade de questionamento dessa sociedade.

Nesse enlace cabe ressaltar, que o difícil processo de aceitação das diferenças entre pessoas nunca foi tão debatido na sociedade e devido a sua complexidade é pauta constate dos debates sociais, especialmente os relacionados à questão da sexualidade.

Portanto, com o objetivo de analisar essas questões, esse trabalho busca apresentar a diversidade sexual, com um reflexo da diversidade humana, contribuindo assim, para a formação de uma sociedade justa e livre dos preconceitos, como a homofobia. Ao mesmo tempo busca-se aqui, entender a diversidade como uma distinção da vivência social das pessoas, dada pela orientação sexual, gênero, sexo, faixa etária, raça/cor, etnia, entre outros aspectos.

 











2 – A HOMOFOBIA E A DIVERSIDADE SEXUAL.

As questões que envolvem as demandas sociais no Brasil passam diretamente pelo processo histórico de exclusão social que se permeia na sociedade brasileira, e se tornou um dos maiores problemas da atualidade. Esse problema aliado à violência, pobreza, desemprego, educação e saúde precárias, má distribuição de renda, dentre outros criou um contexto bastante desfavorável, que enfraquece as lutas sociais.

Diante de todos os problemas enfrentados pela população, surgem desdobramentos da questão da diversidade humana, ou seja, o estranhamento entre as pessoas, devido a não aceitação de alguns indivíduos, surgindo assim o preconceito, desafio que a sociedade tenta compreender, mas que para alguns não é fácil, se destacando entre esses temas a homofobia e diversidade sexual.

Segundo a psicologia e a psiquiatria homofobia significa medo do homossexualismo. Nesse sentido, uma forma simples de se entender o que é homofobia, é a percepção ou aceitação de determinada identidade sexual, ou mesmo de dúvidas sobre elas, passando assim a desrespeitar pessoas, ou seja, ter atitude homofóbica.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam ser homossexual não é uma escolha, muito menos uma doença, está fortemente ligada a fatores genéticos e hormonais, por isso, a necessidade de respeitar as diferenças entre as pessoas, porque ninguém pede para nascer homossexual.

Além disso, cabe ressaltar que a existência do preconceito homofobico está fortemente ligada à religião, o despreparo da família e da sociedade para aceitar as diferenças desse indivíduo. Por isso, a sociedade atual deve agir no combate a essa problemática social, visto que a homofobia é considerada uma descriminação contra homossexuais ou até mesmo uma violência contra os direitos humanos.

Nesse sentido, aponta-se aqui que nenhum ser humano tem o direito de destratar um grupo de pessoas, julgando ser melhor ou mais merecedor de respeito do que outros. Assim, uma das principais lutas dos profissionais ligados as questões sociais é para que tenha-se um Brasil sem homofobia, uma sociedade verdadeiramente democrática.

Em relação às ações legais visando a minimização dessa demanda, ressalta-se a demora na efetivação de leis por parte do poder legislativo, o que inviabiliza à regulamentação do combate ao preconceito de natureza homofóbica. Com isso, a busca pela redução das vulnerabilidades em que os homossexuais se encontram, passam por movimentos e lutas muito mais demoradas, e a construção de direitos humanos universalizados tende a se tornar mais difícil.

No entanto, mesmo buscando os aparatos legais e a regulamentação de novas leis que coíbam a homofobia e suas ações, a principal ferramenta de luta contra essa problemática ainda é a educação. A educação contra homofobia deve consistir na sensibilização da população para que não veja a heterossexualidade como a única sexualidade normal e natural.

Diante da concepção acima, entra-se em outro ponto de questionamentos na sociedade, a questão da diversidade sexual. De modo abrangente a diversidade sexual pode ser entendida como o ato de repensar novos paradigmas culturais, uma vez que fomos criados e defendendo valores que recebemos de nossos pais que vem sendo passado de geração em geração, para estes valores o diferente sempre foi visto com maus olhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com