TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.837 Palavras (16 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

        


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        

2.2        LEGISLAÇÃO E PRATICAS TRABALHISTAS        

2.3        AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH        

3        CONCLUSÃO        

4         REFERÊNCIAS        



1. INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende analisar a relevância do planejamento dos processos de RH.

O campo da Administração de Recursos Humanos, além de vasto, constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo amplo leque de várias ciências e especializações.

Consequentemente, a gama de assuntos e problemas também é diversificada, abordando recrutamento e seleção, aprendizagem individual e coletiva, trabalho em equipe, planos de carreira, estruturação salarial, capacitação e especialização, gestão de desempenho, planejamento de mão de obra, mudança organizacional, alimentação, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, motivação no trabalho, assistência social, relações trabalhistas e sindicais, transporte de pessoas, mercado de trabalho, arrecadação e recolhimento de tributos, entrevistas, demissões, admissões, entre outros.

O recrutamento adequado garantirá condições para uma gestão otimizada que acaba por promover mais sucesso à empresa e também economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

As empresas hoje estão preocupadas com o padrão humano que estão passando para seus clientes, por isso a valorização do setor de pessoal, vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia. É importante que os funcionários se comuniquem e possam trabalhar mais unidos com único objetivo, e para isso não bastam somente recursos materiais ou tecnológicos, precisam-se também de um bom material humano, pessoas com fácil comunicação, éticas naquilo que desempenha e principalmente focados nos objetivos da empresa.


2. DESENVOLVIMENTO

  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

        Hoje vivemos um cenário latente de mudanças em todos os segmentos da nossa vida, mudanças econômicas, tecnológicas, ecológicas e estruturais. No campo organizacional, isso não e diferente. Podemos ver claramente no ambiente de trabalho das organizações a mudança no escopo do trabalho; a hierarquia tornando-se cada vez menor; a gestão da informação e do conhecimento; as decisões sendo tomadas de forma ágil; e o foco voltado para os resultados organizacionais.

Assim temos um necessidade considerada básica dentro das atividades da área de Recursos Humanos é a provisão de pessoas para executar as tarefas propostas pela empresa a fim de alcançar objetivos organizacionais.

Temos a relação entre organização e indivíduo que executara o trabalho, onde esta tarefa a ser realizada deve ser feita de maneira planejada, sistematizada e com critérios claros e definidos para que as subsequentes atividades dos demais sistemas de RH, tais como plano de carreira, treinamento, desenvolvimento, tenham melhores resultados.

Desta maneira o profissional que atua dentro de uma organização não pode perder de vista essas constatações para buscar no mercado profissionais que atendem as necessidades da empresa.

E quais necessidades são estas? Na época em que vivemos, a velocidade da mudança no cenário das organizações do trabalho e outros segmentos da nossa vida é maior do que em tempos passados. Vivemos mudanças na organizações de trabalho, mudanças na economia mundial e nacional, mudanças climáticas, mudanças estruturais, mudanças nas relações interpessoais, mudanças na subjetividade dos trabalhadores, mudanças na sociedade.

Neste contexto o profissional que atua dentro do recrutamento e seleção de pessoal contrata novos funcionários para uma organização. Diante disso sua função envolve grandes responsabilidades, pois esta contratações resultará na contratação dos melhores e mais adequados profissionais para aquela empresa.

Para isso este profissional precisa buscar conhecimento para desenvolver as suas habilidades técnicas e comportamentais, além de conhecer todas as fases que envolvem esse subsistema e conhecer a gestão desta organização.

Em nossas vidas a organização tomou uma posição central. Assim vivemos centrados pelas organizações, sejam elas as empresas, escolas, associações, hospitais, órgãos públicos, sindicatos, prestadores de serviços, organizações não-governamentais, creches, lojas, mercados, shoppings ou alguma outra.

Vivemos em uma vila global. Temos notícias mundiais nas 24 horas do dia, a internet permite que pessoas em todo o mundo sejam mais acessíveis que nossos próprios vizinhos, uma crise econômica na Ásia afeta os preços na Europa e nos Estados Unidos. A medida que setores como o automotivo, os serviços bancários, de energia e do transporte aéreo se engajam em fusões globais, as grandes empresas locais se tornam gigantes globais, frequentemente com o escopo e a influência de países de tamanho médio.

Hoje todas as organizações para serem bem sucedidas precisam desenvolver a alavancagem e a consciência globais. Isso quer dizer que a alavancagem permitirá que lições sobre o projeto do produto, marketing e distribuição em um pais sejam adotadas em todo o mundo e a consciência e a sensibilidade globais permitirão as empresas adaptarem produtos a condições e as culturas locais. Assim a homogeneidade global existe e a heterogeneidade, onde existem as diferenças culturais são respeitadas.

O avanço tecnológico representa uma vantagem significativa sobre aqueles que não a tem ou demoram para adquiri-la, criando disparidades na criação de riquezas, mas também diferenças importantes no acesso a informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com