TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA DE ARISTÓTELES NO CONTEXTO DE ANGOLA

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

No presente trabalho farei uma abordagem sobre a Ética no pensamento de Aristóteles na realidade actual, e com particularidade do nosso pais (Angola). O trabalho é composto por 3 páginas de desenvolvimento a seguir a sua conclusão. Começando por espelhar o verdadeiro conceito de Ética ao ver de Aristóteles, e enquadra-lo na sociedade contemporânea.

1. A ÉTICA DE ARISTÓTELES NO CONTEXTO DE ANGOLA

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa “modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores inerentes a conduta humana em sociedade. Ética em Aristóteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa.

Inicialmente, mostra-se a importância da vida em sociedade e algumas consequências centrais que essa forma de viver traz para os humanos. Discute-se, na sequência, alguns conflitos de interesses que tendem a ocorrer nos diversos níveis éticos de sociedade em que nos situamos.

Trazendo a teoria ética aristotélica para a nossa realidade atual angolana, parece-nos a primeira vista que o cidadão angolano, em grande parte, esqueceu ou optou por distanciar-se de certos valores formadores de sujeitos íntegros.

Ressaltando que, o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta virtuosa designa uma disposição moral para o bem individual e comum.

A sociedade angolana, nos últimos tempos, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética. É a partir desta moral da integridade que se emoldura o homem virtuoso, honesto, leal, idôneo, amparado por uma postura ética fundamentada nos princípios aristotélicos para a busca da convivência harmônica do ser com seu meio em prol do bem individual e comum. Logo também, é necessário que toda a sociedade Angolana se conscientize do benefício da ética, e do crescimento proporcionado por tal atitude, aplicando esta em todas as ordens da vida humana.

Seguir a virtude pode transformar as pessoas, seus propósitos, e as relações sociais. Assim, torna-se imperativo transmitir novos pensamentos às gerações, de agora e do futuro, que conduzam ao integrar e reintegrar de princípios éticos e morais, como também do dever cívico para conquista de seus direitos. Pois se, conseguirmos educar e até inculcar nos nossos cidadãos a partir da concretização de tais postulados e a razão destes, será possível no futuro, felizmente, a existência de uma Angola e um mundo mais harmonioso. Fundamentado no respeito aos valores culturais, morais, cívicos e humanos, onde não cresça o oportunismo, em detrimento da integridade. Para isso, não pode o angolano acreditar que só os dissimulados vencem, que o sucesso está vinculado à conquista por meios ilícitos, que ser honesto é reprovável por transparecer ingenuidade. Cada angolano individualmente mudando sua conduta, optando pela consciência ética para suas decisões e atitudes, pode transformar este povo, esta nação, a imagem do país e esta realidade para a de uma Angola virtuosa.

2. A ÉTICA NO MEIO PROFISSIONAL EM ANGOLA

Actualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com