TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  8/1/2018  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO.

O presente trabalho tem como objetivo conhecer, através de um levantamento setorial, a real condição e a satisfação dos militares Estaduais no serviço na Diretoria Especial de Apoio Jurídico-Administrativo da PMPE – DEAJA/PMPE, e fornecer uma perspectiva útil para a análise e a administração da mudança organizacional da citada Diretoria.

O levantamento dos possíveis problemas foi realizado através da aplicação de um questionário no local de trabalho, que possibilitou uma análise situacional do clima organizacional dos servidores, que proporcionou as informações gerais e específicas, nesta fase foi registrado e organizado os dados apresentados em um gráfico organizacional.

Estas informações proporcionaram identificar relevantes aspectos da situação organizacional da Diretoria, onde a maioria dos servidores militares respondeu um questionário contendo 10 (dez) perguntas que apresentaram o grau do clima organizacional da DEAJA.

2 CONHECIMENTO DO PROBLEMA

Com as 100 (cem) questões apresentadas pela instrutora, foi elaborado um questionário com 10 (dez) perguntas. No presente questionário se focou nas perguntas para medir o grau de satisfação com o trabalho exercido na DEAJA, facilitando a identificação dos problemas organizacionais e suas causas, facilitando, assim, a análise situacional e a fixaram dos esforços para a sua solução. Desta forma, inicialmente e como ficou evidente, para resolver um problema se faz necessário, primeiramente, entendê-lo. Muitas vezes tenta-se resolver um problema antes de compreender completamente a sua causa, e o foco muda muito rapidamente do problema para a solução. O que pensamos ser a causa é, às vezes, apenas um sintoma.

Com o entendimento desses problemas, se podem vislumbrar as necessidades dos servidores como, por exemplo, uma maior capacitação dos colaboradores para que eles possam desempenhar melhor suas atividades, além de compreender quais são os níveis de estado de compreensão de seu serviço na seção.

Para conhecer este problema, portanto, se faz necessário elaborar uma análise das respostas emitida para conhecer os problemas setorial, após esta análise se faz necessário a realização de uma visão holística de cada indagação realizada aos colaboradores para entender o problema posto e levantar as soluções possíveis no tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com