TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará uma pesquisa sobre o método científico, que nos traz métodos e conjuntos de maneira de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. Ou seja, é por meio de pesquisa simples e objetiva que vamos encontrar as respostas e indagações aos nossos desafios.

A relevância da pesquisa social no campo do Serviço Social.

O Assistente Social é hoje um profissional voltado ao bem-estar social, com o objetivo de desenvolver e promover projetos de origem pública ou privada. Trabalhando para a integração de indivíduos na sociedade, diminuir às diferenças, e aproximando os cidadãos de seus direitos pré-estabelecidos pela constituição de 1988, e inserindo-os nas mais diversas áreas: Saúde, Previdência Social, Educação, Habitação, lazer, Assistência Social, Justiça etc. Com o papel de planejar, gerenciar, administrar, executar, assessorar políticas públicas ou privadas, programas e serviços sociais, que atuam nas relações entre os seres humanos no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços.

Através dos meios pelos quais o Serviço Social tem se destacado é o método científico, que nos trazem métodos e conjuntos de maneira de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. Ou seja, é por meio de pesquisa simples e objetiva que vamos encontrar as respostas e indagações aos nossos desafios.

Percebendo a importância das pesquisas científicas a serem desenvolvidas, pois realizam uma concreta investigação planejada, voltada para a solução de problemas com um conjunto de procedimentos sistemáticos que busca um raciocínio lógico e amplo no âmbito das soluções empregadas.

Á finalidade das pesquisas buscam satisfazer os anseios e desejos de adquirir conhecimentos sobre a realidade encontrada, sem mesmo ocorrer uma intervenção prática, uma pesquisa pura e básica da verdade encontrada. Os conhecimentos que adquirimos através das pesquisas que são realizadas irão nos trazer prática para os problemas encontrados dentro da vida cotidiana.

Com um objetivo exploratório, busca-se a caracterização inicial do problema a classificação e sua definição como primeira parte da pesquisa científica.

Na teoria, entendemos de uma maneira mais objetiva ampliar as generalizações, trazendo definições e leis mais amplas, estruturando assim modelos e sistemas teóricos relacionando os grupos de hipóteses encontradas. De modo mais aplicado as pesquisas nos levam ao objetivo de investigar, rejeitar ou comprovar as ideias sugeridas pelos modelos teóricos.

As pesquisas podem ser divididas em modalidades:

Pesquisa de Campo, onde vamos conhecer e observar os fatos conforme eles ocorrem;

Pesquisa experimental, aplica-se métodos para intervir nas condições e objetos encontrados;

Pesquisa bibliográfica, onde tem o acervo para buscar o conhecimento científico necessário para os problemas;

Pesquisa exploratória, busca a familiaridade dos casos em estudos científicos ou para estudos de casos pré-determinados;

Pesquisa descritiva, aqui ocorre uma observação de caso, avaliação, um discernimento de forma interpretativa onde coletamos todos dados possíveis para a aplicação dos conhecimentos;

Pesquisa explicativa busca identificar os fatores que levam as circunstâncias atuais nos indivíduos, e suas causas de forma científica;

Busca-se através dos tipos de pesquisas, formas de abordagens como:

A pesquisa quantitativa que traduz opiniões, números e informações para serem analisadas e classificadas com técnicas e estatísticas;

A pesquisa qualitativa é de forma descritiva, seus dados são avaliados de forma individual e suas interpretações e ações são básicas para o processo das pesquisas.

Pesquisar acerca das possibilidades, limites, e diversidades que são impostos à atuação do profissional de Serviço Social, o objetivo é efetivar as análises e estudos sobre o mundo em que vivemos de forma ampla e real, construindo assim de forma ampla um futuro que seja mais humano a todos.

Etapa 2 RICARDO

Tema: Criança e Adolescente

Título: Criança e adolescente com direito a educação, e suas demandas para o Serviço Social.

Objetivos Gerais do projeto de pesquisa:

• Compreender o Quesito, 5.3 da Ficai onde permitem desenvolver, estratégias de ação e técnicas operacionais voltadas à redução e prevenção da evasão escolar.

• Suas demandas e assegurando a permanência, e o aproveitamento da criança e do adolescente na educação básica.

Objetivos Específicos da Pesquisa:

• Levantamento de dados registrados da evasão escolar, do município de Três Coroas.

• Elaboração do plano de trabalho.

• Identificação

• Fichamento

• Análise e interpretação.

Justificativa:

Criança e Adolescente e seus direitos, um desafio para o Serviço Social em pesquisa realizada a partir do pacto social de 2011 quando ficou estabelecido pelo termo do Ministério Publico do Rio Grande do Sul e os órgãos envolvidos. Inclui-o item 5.3 que o garanti a o aluno permanência na escola ,ou seu retorno garantido por intermédio da lei 8069 de 13 de julho de 1990, do Estatuto da criança e do Adolescente, a lei que construímos e continuamos aperfeiçoar não basta a garantia do Estado mais sim a formulação de politicas publicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com