TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise institucional

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]Universidade Federal Fluminense

Escola de Serviço Social

                                                      Docente: Tathiana Gomes

                                                      Discente: Juliana Garcia Jorge

Análise Institucional

Niterói, 2012/2

Apresentação

Articulado com a proposta da disciplina Estágio Supervisionado I, esta análise tem como objetivo ser uma reflexão do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social do Hospital Universitário Antônio Pedro, considerando as especificidades do campo que estou inserida durante todo o período, na Enfermaria da Clínica Médica Masculina.

Com isso, reflito acerca da Saúde pública e seus desafios que os pacientes e profissionais de Serviço Social enfrentam no dia a dia hospitalar, trazendo conflitos postos pela influência neoliberal no interior do HUAP.

Identificação da instituição:

Hospital Universitário Antônio Pedro

Endereço: Rua Marquês do Paraná nº 303, Centro, Niterói, RJ

Tel: 2629-9410 (Chefia do Serviço Social).

Histórico:

O Hospital Universitário Antonio Pedro foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1951, denominado como Hospital Municipal Antonio Pedro - homenagem ao clínico-geral Antônio Pedro Pimentel, um dos fundadores da Faculdade Fluminense de Medicina, que se destacou no estudo de doenças infecciosas. 

Nos seus primeiro anos de funcionamento o HMAP era financiando por verbas oriundas do município de Niterói e também por cobrança de serviços médicos prestados à população. Em 1957, a prefeitura de Niterói proibiu a cobrança dos serviços e como a grande parte do sustendo do HMAP vinha da cobrança desses serviços o mesmo não conseguiu garantir as necessidades médicas da população e, por conseqüência, fechou.

Em dezembro de 1961, o hospital foi reaberto em caráter de emergência, para atender as vítimas do incêndio do GranCircus Americano, que vitimou uma média de 400 pessoas. Uma equipe composta por médicos da Prefeitura e estudantes da Faculdade de Medicina da UFF foi montada às pressas para viabilizar esse atendimento. Como Niterói necessitava de um estabelecimento hospitalar de grande porte, houve esforço no sentido de mantê-lo aberto. Porém, mesmo com todo esforço em menos de um ano o hospital foi fechado pela falta de equipamentos, materiais de consumo e principalmente verba da prefeitura de Niterói.

Em 1964, ocorreu uma longa mobilização dos estudantes de medicina para que o hospital fosse reaberto, com isso, a prefeitura de Niterói cedeu o Hospital Municipal para a Universidade Federal Fluminense, que recebeu o nome de Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), como é chamado até os dias atuais.  

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), tem como foco principal o atendimento na área da saúde e também a educação, ainda possui financiamento público, porém sofre o processo de privatização do mesmo.

Objeto institucional:

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) tem como objeto, prestar assistência à comunidade, em todos os setores da área de saúde relacionados com os Departamentos Didáticos da Universidade Federal Fluminense que nele exerçam atividades, com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão.

 Sua missão conforme mostra o site da instituição é:

“Gerar, transformar e difundir o conhecimento, prestando serviços de saúde com excelência, de forma digna, crítica e hierarquizada.”

Atores institucionais:

Atores privilegiados:

Como atores privilegiados no HUAP indentifico os médicos, pois, com relação ao objeto da instituição, são eles que possuem a maior detenção do saber sobre este objeto.

Atores subordinados:

Assistente Social, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicóloga, Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Radiologia, Técnicos de Laboratório. Esses são classificados como atores subordinados, pois ao contrário do que foi dito acima, estes não possuem a detenção do saber sobre o objeto institucional, ou seja, sem estes profissionais a instituição continuará de portas abertas.

Clientela:

Pessoas que encontram-se com problemas graves de saúde e que em seus municípios não conseguem atendimento adequado para suprir as suas necessidades, pois os mesmos não ofertam esses tipos de tratamento como por exemplo, transplantes e tratamento oncológico entre outros.

Público:

O Huap atende, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Sua área de abrangência atinge uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes e, pela proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, atende também parte da população desse município.

Para consultas de demanda espontânea onde a pessoa procura o medico apenas para se consultar a mesma deve dirigir-se á Secretaria de Saúde do município onde reside e marcar a consulta, que pode chegar no prazo de até dois meses para ser atendido(a).

Para casos aqueles que a pessoa é encaminhada a qualquer especialidade que tenha no Hospital por unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro a mesma pode procurar o serviço ambulatorial do HUAP e obter todas as informações para consultas e exames.

Para a parte da população que deseje entrar em algum projeto que o HUAP fornece a mesma deve procurar o que lhe interessa e passar por um processo de seleção onde engloba sua situação socioeconômica que é analisado pelo Assistente Social e em alguns casos o risco de vida avaliado pelo médico.

O HUAP para atendimentos ambulatórias que são aqueles fragmentados por especialidades funciona de segunda a sexta das 7 a 17 h, no momento o serviço de emergência do HUAP não está ativo devido a obra que está reformando todo o setor, porém casos mais graves com emergência o hospital atende a qualquer hora do dia.

O Serviço Social na instituição:

Histórico:

O Serviço Social no HUAP foi criado  em abril de 1951, após três meses da inauguração do hospital, devido à solicitação dos profissionais feita pelo Conselho Deliberativo à Associação Profissional de Assistentes Sociais, que recrutou a inserção de três Assistentes Sociais para a implantação das ações do Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (233.5 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com