TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise institucional

Por:   •  29/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  4.096 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

     

                                 DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

ESTAGIO SUPERVISIONADO

Analise institucional apresentada a Faculdade Anhanguera da disciplina de Estagio supervisionado do curso serviço social orientado pela professora........      

SUMARIO

-INTRODUÇÃO

-INSTITUIÇÃO ENQUANTO CAMPO DE ESTAGIO

-OBJETIVO

-RECURSO FINANCEIRO

-RECURSO HUMANO

INTRODUÇÃO

A instituição a ser analisada é o Centro de Referência de Assistência Social,  CRAS – SÃO MARCOS, que fica localizado na Av. Tiuba Nº 231 no bairro São Marcos, o mesmo é vinculado a Secretaria  de Desenvolvimento Econômico,  Social e do Trabalho-SEMDS.

Esta análise faz parte do Estágio Curricular Obrigatório, pois a mesma é um estudo da realidade institucional feita pelo estagiário com o objetivo de analisar e compreender a instituição enquanto campo de estágio identificando a instituição, recursos financeiro e humano, objetivo, sua estrutura e o seu funcionamento. Assim como o exercício profissional do assistente social dentro do CRAS.

O Centro de Referência da Assistência Social –CRAS, segundo o MDS, é de o caráter publico estatal, descentralizado da Politica Nacional de Assistência Social (PNAS) e funciona como principal porta para o Sistema Ùnico de Assistência Social- SUAS. O CRAS é a porta de entrada para a assistência social, é o espaço de fortalecimento de vínculos familiares que se encontram fragilizados ou em situação de vulnerabilidade e risco social.

 

 

1-INSTITUIÇÃO ENQUANTO CAMPO DE ESTAGIO

De acordo com a PNAS (2004) o modelo de gestão do SUAS é descentralizado e participativo e é nesse contexto que a Politica de Assistência Social de Timon é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e do Trabalho, procura realizar planejamento, coordenação e execução na perspectiva de proteção social com direitos de cidadania, assegurando o âmbito da Seguridade Social.

De acordo com o decreto nº 0037-a de 29 de julho de 1994 a Prefeitura Municipal de Timon, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 70 da lei Orgânica do município, e considerando autorização que lhe é dada pelo art, 9º da lei Municipal nº 1055 de 31 de março de 1994, cria a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e do Trabalho – SEMDS.

A partir dai é que o Município de Timon começou a ter uma assistência articulada com a sociedade, com o intuito na melhoria da qualidade de vida e a promoção da cidadania.

A Semds é uma instituição que busca em sua Politica Municipal de Assistência Social com os níveis de Proteção Social Básica e Especial, dentre os serviços de Proteção Social Básica tem-se o Programa de Atendimento Integral a Família –PAIF, Programa de Transferência de Renda, e na Proteção Especial o Centro de Referência  Especializado de Assistência Social – CREAS.

2- OBJETIVO

O objetivo do CRAS é a oferta de serviços a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, pobreza e risco social através da proteção social básica, para que possam ser inseridas e tenham acesso aos serviços de proteção social, como por exemplo o PAIF que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares.

3- RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos financeiros que mantem os programas da SEMDS é o MDS, sendo que, a manutenção da estrutura e a renumeração dos funcionários é de responsabilidade da prefeitura municipal.

4- RECURSOS HUMANOS

O CRAS- São Marcos tem uma equipe composta pelos seguintes profissionais, 01 coordenadora, 01 psicóloga, 01 assistente social, 01 educadora física, 03 cadastradores do PBF, 02 auxiliares de serviços gerais, 03 vigias, 02 educadoras social e 02 merendeiras.

5- ESTRUTURA

O espaço do CRAS São Marcos é dividido em 01 sala da coordenação, 01 recepção, 01 sala de atendimento psicossocial, o1 sala do programa bolsa família e mais 05 salas para cursos, 01 cantina, 03 banheiros uma sala dos servidores do Estado, a horta comunitária, um pátio, e uma quadra.  O CRAS São Marcos funciona de segunda a sexta com carga horaria de 08 horas diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com