TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise institucional

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 16

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer as politicas/ ações desenvolvidas na APAE de Parnaíba, como é seu funcionamento, no que se refere aos serviços prestados à comunidade e ao mesmo tempo como campo de experiência e aplicação da teoria apreendida na faculdade, como também proporciona o encontro da teoria com a prática com a orientação da supervisora de campo e supervisão acadêmica.

Como forma de responder aa este objetivo, realizamos no decorrer de nosso estagio, um minucioso registro diário de atividades bem como pesquisamos na instituição, entrevistamos e coletamos informações necessárias ao conhecimento e construção desta analise institucional.

Neste sentido tendo em vista a perspectiva sócio territorial, contextualizaremos brevemente sobre a historia da APAE em Parnaíba, seu funcionamento, demandas, projetos, programas, serviços e também o processo de trabalho do/a Assistente Social e sua inserção no campo de atuação.

I. INSTITUIÇÃO ENQUANTO CAMPO DE ESTÁGIO

  1. Origem Histórica

O estagio supervisionado  esta sendo realizado na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Parnaíba, do Município do Piauí. A APAE é uma entidade filantrópica, que promove a garantia, cumprimento e deveres da pessoa com deficiência, dentro de um processo bilateral, fortalecendo a construção de uma sociedade mais justa.

Considerando uma referência dentro do movimento “APAEANO” estando entre as 50 melhores APAES do país, e, sobretudo, como ONG em todo  o  Brasil, esta entidade destaca se pela sua organização, transparência administrativa, eficácia profissional e eficiência atuante nos projetos desenvolvidos em seu âmbito.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Parnaíba APAE de Parnaíba foi fundada no dia 07 de outubro de 1970. As ações da APAE tiveram início na Rua Pedro II, em meados de 1970. Em 1973 mudou-se para casa alugada nas imediações da Praça da Mulher do Pote. Em idos de 1974 instalou -  se em outras casa alugada, na Praça de Santo Antônio.

Em 1979, o Rotary Club de Parnaíba, doou um terreno localizado á Rua Afonso Pena, onde foi construída a primeira escola para pessoas com deficiência em Parnaíba, conforme registra a ata da instituição estiveram presentes no dia da doação diversas autoridades dentre elas, Excelentíssimo Governador do Estado do Piauí, Sr. Dirceu Mendes Arcoverde a convite do empresário Onofre Martins, presidente do Rotary Club na Época.

Em 1979 o prédio dá inicio a sua segunda reforma, ampliando as suas salas de aula e estrutura física, com a implantação do refeitório.

Em 1995, através de recursos do Ministério a Educação- MEC/ FNDE foi construído a segunda etapa do prédio onde hoje funciona a APAE.

No ano 2000, a instituição deu inicio a ampliação e conclusão da atual sede, considerada como um projeto arquitetônico em referencia no Terceiro Setor.

  1. FINALIDADE/ OBJETIVO

Segundo o Regimento interno da APAE de Parnaíba, são os objetivos da APAE de Parnaíba:

  1. Oferecer à pessoa com deficiência, condições adequadas para o desenvolvimento do seu potencial proporcionando sua inclusão no meio social;
  2. Oferecer programas educacionais e terapêuticos adequados, respeitando as necessidades e possibilidades de cada um, visando maior participação e realização pessoal;
  3.  Capacitação constante da equipe multidisciplinar, visando ampliar seus conhecimentos para obter o máximo de aproveitamento no desenvolvimento do usuário;
  4. Proporcionar apoio e orientação familiar e comunitária, de modo a gerar ambiente adequado ao usuário atendido;
  5. Promover ações de prevenção às deficiências, por meio  de iniciativa própria ou em parceria com órgãos públicos.

  1. NATUREZA

A APAE é uma entidade da Organização Social privada, associativa, sem fins lucrativos, conveniadas com setores da iniciativas Públicas, visando atender diferentes expressões da questão social, exigindo para tanto, resposta qualificada, serviços específicos e equipes multidisciplinares constituídas de profissionais como: Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo, Pedagogos, Educadores Físicos, Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, além de equipe administrativa, de apoio e estagiários.

  1. RECURSOS

A APAE de Parnaíba é mantida através de convênios com o Governo Federal, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Educação, Executivo Municipal através das Secretárias Municipais de Educação, Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Secretária Municipal de Saúde, com atendimento do SUS.

A APAE também recebe doações e ainda com o repasse de multas de penas alternativas da Justiça Federal e Fórum, doação de órgão Federais e eventos.

  1. ESTRUTURA FORMAL
  1. ORGANOGRAMA

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28]

        

  1. ESTRUTURA FÍSICA

O Prédio da APAE é constituído de dois pavimentos: o térreo ou inferior onde abriga salas de aula, consultórios, clinicas médicas, salas do Serviço Social, um arquivo, uma secretaria, recepção, diretoria e a coordenação pedagógica, uma sala de professores, salas de terapia, uma sala de computação, um refeitório, quatro banheiros, no pavimento superior existe a Diretoria Executiva, sala de profissionalização, sala de informática, teste do pezinho, departamento financeiro e o auditório.

II. O SERVIÇO SOCIALNA APAE DE PARNAÍBA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com