TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme - Menina de Ouro

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE POS GRADUAÇÃO

GESTÃO E PLANEJAMENTO DE POLITICAS PUBLICAS EM SERVIÇOS SOCIAIS

                                     Análise do filme “MENINA DE OURO”

ANA PAULA DA SILVA ANDRADE

 

Trabalho apresentado como exigência da disciplina SERVIÇO SOCIAL E ATENDIMENTO PSICOSOCIAL: FAMÍLIA E GERAÇÕES, ministrada pelo prof. Msc. Yldson Augusto Macias Serrão do Curso de Pós Graduação em Gestão e Planejamento de Politicas Publicas em Serviços Sociais da Faculdades Integradas Ipiranga

BELÉM/PA

FEVEIRO/2017

 [pic 2][pic 3]

        

                                                             SINOPSE

Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

                                                      ANÁLISE DO FILME

        

De acordo com as leituras trabalhadas em sala sobre o tema: Família percebe-se a importância do assunto e buscou-se fazer uma relação com o filme “Menina de Ouro” onde o filme mostra a realidade de uma jovem que sonha em ser boxeadora, e por ser mulher sofre muitos preconceitos, e essa realidade é vivenciada até hoje, pois o machismo ainda se encontra muito presente no nosso cotidiano.E nos mostra a dificuldade que a vida nos impõe.

No início do filme é mostrado a humilde carreira da jovem, que sem possuir grandes habilidades acaba conhecendo Frankie Dunn onde se torna seu novo técnico. Frankie impõe a ela seu método de treinar lutadores, de forma rígida que se baseava em muito esforço físico e desgaste psicológico.

O treinador de boxe está distante da filha há muito tempo porque ele mesmo é extremamente fechado em seus relacionamentos e por esse motivo é uma pessoa fria e mutio séria, porém Frankie aposta em Maggie em que ela se torne uma grande lutadora, onde através das lutas consegue com o tempo ter grandes vitórias.

No filme a mãe de Maggie diz ter vergonha por ela ser boxeadora assim como as outras pessoas também sentem, ou seja, mostrando exatamente o preconceito existente tanto na família quanto na sociedade, e Maggie consegue superar isso ao se tornar uma grande lutadora e vencer diversas competições.

No caso dela, a própria família se mostra como um obstáculo à sua felicidade, pois mesmo que ela tente agradá-los ainda é maltratada.

E percebe-se que no filme o treinador de boxe Frankie e a jovem Maggie durante os treinos acabam fazendo mais que uma grande amizade,ocorre  um sentimento familiar entre os dois, já que a família da jovem não a procurava, ou seja, eles se encontravam na mesma situação sozinhos, sem sua família por perto.

O filme nos mostra uma ideia de familiaridade que se constitui fora dos laços de sangue que caracteriza tradicionalmente a família. Essa relação é construída diariamente, onde o treinador ensina de uma forma cuidadosa e mostra tudo que ela precisa fazer para ser uma grande profissional dizendo sempre que ela precisava se proteger.

Frankie acaba adquirindo um amor paternal e quando a jovem está no hospital paralisada por ter se machucado durante a luta, o seu treinador acaba cuidando e tomando a responsabilidade  sobre ela estando todos os dias ali ao seu lado.

Dai percebemos a importância da família, que mesmo sem possuir um laço sanguíneo acabaram mostrando que família não é só aquela que vive debaixo do mesmo teto,mas aqueles que estão do nosso lado diante das dificuldades para que nos ajudem a superá-las e que nos façam ser pessoas melhores, e mesmo possuindo laço sanguíneo a família de Maggie não representa de fato uma família, pois existe apenas interesse econômico por parte dos mesmos.

Sendo assim, de acordo com o texto A Matricialidade Sociofamiliar do SUAS: diálogo entre possibilidades e limites discutido na aula percebemos que a relação familiar não se dá apenas entre pai mãe e filho, já que a jovem e seu treinador no filme  através de uma amizade se tornaram uma família e relacionando com o texto mencionado a autora Luciana Marques atualmente considera-se família com seus membros ,inclusos em um contexto social e econômico ,que reflete diretamente na forma de organização e dinâmicas familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com