TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do processo de socialização de crianças autistas na escola

Artigo: Análise do processo de socialização de crianças autistas na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A evolução da humanidade apresentou no decorrer de seu desenvolvimento, características de uma sociedade mais diversificada e ao mesmo tempo uma convivência mais humana. De forma crítica, pode-se observar que esse tipo de sociedade só pode ser concretizado se levarmos em consideração o fato de que o ser humano deve ser visto sem qualquer tipo de discriminação.

O alcance de uma vida mais digna e a construção de uma sociedade igualitária depende prioritariamente da execução de todos os direitos assegurados por lei ao cidadão. Dentre estes, destaca-se aqui o acesso à educação, que neste contexto visa à mudança das ideias sociais concebidas até o momento.

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (Constituição Federal 1988).

Com o objetivo de reconhecer a importância do trabalho lúdico na socialização da criança autista, este trabalho visa verificar, prioritariamente, o contexto da socialização do autista dentro dos parâmetros do trabalho lúdico no ambiente escolar. Para validação da nossa pesquisa firmamos a problemática do trabalho na pergunta chave “Qual a influência do trabalho lúdico-pedagógico no desenvolvimento e na socialização de crianças com autismo”?

Assim, pretende-se analisar os pontos culminantes que permeiam o processo de socialização de crianças autistas na escola, investigando como o lúdico pode influenciar no processo de construção do conhecimento das crianças portadoras da síndrome de autismo.

A justificativa para este trabalho partiu de uma indagação acerca do trabalho pedagógico para com crianças com autismo. Assim surgiu a ideia de estudar a importância do trabalho pedagógico e da atividade lúdica no processo de desenvolvimento e socialização de alunos com autismo eclodindo o tema “a importância do trabalho lúdico-pedagógico no desenvolvimento e socialização de crianças com autismo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com