TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria e consultoria em Serviço Social

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 13

SERVIÇO SOCIAL        

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

        

Tamires Fernandes Donizeti                                       RA: 1299186395

Gilda B. S. F. Santos                                        RA: 5570148221

Antônio Carlos Alves de Abreu                                  RA: 5560122049

Mara Rose De Faria Rosa                                RA: 4920911175

Laisa Costa Tagini                                                RA: 4336827977

Juliane de Oliveira Silva                                        RA: 4300066079

Tutora presencial: Rosângela Goulart

O que é assessoria e qual a relação entre esta prática e as atividades do Assistente Social?

Assessoria uma atividade de caráter antigo que acompanha o homem desde a era antiga, os indígenas e agora na era moderna, seja ela no meio pessoal, familiar em grupo, comercial, religioso entre outros.

         Uma atividade de impar importância, com características de aconselhamento, de auxiliar, consultar e produção de ações. Que muito utilizado em todos os meios profissionais.

[... Assim, o Serviço Social passa a se ver como uma profissão que precisa de permanente atualização, não só técnica, mas teórica, e passa também a ser identificado como uma profissão que, mesmo não sendo ciência, produz conhecimentos e detém respeitável domínio no campo das políticas sociais. É somente de posse desta auto identificação e deste reconhecimento que o Serviço Social pode valorizar os processos de assessoria aos setores da profissão e também ser identificado como aquele que tenha capacidade para prestar assessoria em outras áreas de intervenção ou do conhecimento. (MATOS, M. C.). Assessoria e consultoria: reflexões para o Serviço Social....]. InBRAVO, M. I. S.Org.). Assessoria, Consultoria & Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2010. p.36)

Ao Assistente Social a importância da assessoria se faz presente principalmente no terceiro setor, onde o trabalho do assistente social é de fundamental e importância para desenvolvimento das entidades sendo em captação de recursos sejam eles procedente do estado ou parceiros, fundamentação aplicação e produção de projetos e ações de realização e acompanhamento de acadêmicos em relação de estagio, de orientação ao cidadão em outros setores competentes de assistência pública.

O significado da palavra “assessoria”

A assessoria neste contexto tem uma outra forma de representação, e significado, podendo ser conceituada como órgão ou conjunto de pessoas auxiliam o chefe de um instituição que sua especialidade é coleta de informações técnicas, cientificas, entre outras ações de coletas de dados e pesquisa.

Sendo assim através dessas coletas de dado específicos de assuntos intermetidos de instituições, tendo também o significado de apresentar ou dar parecer desses assuntos, dá-se ao profissional capacitado de representar seus estudos e informações técnicas sem mudança e pensamento, e exteriorizações.  

Assessoria e consultoria: reflexões para o Serviço Social

Com conhecimento e pratica em políticas públicas e tendo que sempre estar si atualizando com as novidades politicas assistenciais e suas reformas e complementações normativas, com tanta que é a evolução do homem em ser politizado. Hoje o profissional assistente social tem que estar por entro de tudo que ocorre nos anais das políticas e do meio social logo sendo mais importante e preparado para tais assessoria seja ela, empresarial, social, religioso e dentro dos meios das políticas partidárias onde acontecem os mais inusitadas burocracia e decisões por parte dos agregadores destas políticas.

[... Assim, definimos assessoria/consultoria como aquela ação que é desenvolvida por um profissional com conhecimentos na área, que toma a realidade como objeto de estudo e detém uma intenção de alteração da realidade. O assessor não é aquele que intervém, deve, sim, propor caminhos e estratégias ao profissional ou à equipe que assessora e estes têm autonomia em acatar ou não as suas proposições. Portanto, o assessor deve ser alguém estudioso, permanentemente atualizado e com capacidade de apresentar claramente as suas proposições...]. (MATOS, 2006, p.)

Baseado nas narrativas e trabalhos de pesquisas e estudos de longo prazo de vários autores e defensores a inovação dos conceitos de assistencialismo e Serviço Social e da nova geração de assistentes socais após a sua tipificação e baseado nas medidas da nova mediação da Lei Orgânica do Assistente Social, vimos que sempre foi e sempre será um profissional dominador das políticas públicas e que sem o seu conhecimento técnico cientifico  e com uma responsabilidade de sempre estar aprimorando e buscando estar sempre em dia com as novas normas e mudanças das leis.

Assessoria e seu relacionamento com o Serviço Social

O serviço social é ímpar na importância e como uma ferramenta de apresentação e de negociação para mediação e formação de opinião em busca de recurso seja ele em preparação, elaboração e aplicação de projetos.

Seja ele com interferência Pública ou Privada, seja ele de aconselhamento ou execução com finalidade de promover ,executar ou buscar uma forma de aprimoramento e de resposta comunitária grupal para uma aplicação dos recursos conquistados e sim uma resposta comunitária dos recursos em cima dos programas e benefícios conquistados junto a essa assessoria em que o Assistente Social conquistou, aconselhou ou mediou em prol de determinada região ou localização na qual foi responsável a sua assessória ou consultoria.

Serviço Social se bem estudado e observado tem sua natureza principal de assessorar e consultoria que é o seu objetivo principal, visando a grande interferência em vários ramos seja ele Público ou Privado buscando desde de pesquisas, levantamento a elaboração e interferência seja ele para administração empresária capitalista seja ela com o objetivo de buscar e Alencar recurso Políticos Assistências a entidades do terceiro setor; sendo que todos os meios para tais buscas e aprimoramento tem que se ter um Assistente Social e logo uma exigência de quaisquer meio de busca de recurso será realizado e tem que ser feito um estudo social que só o assistente social realiza e tem conhecimento técnico cientifico adequado para tal trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com