TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Politica Publica

Pode-se entender por Políticas Públicas como o conjunto de decisões e ações de um governo para solucionar problemas que em um dado momento os cidadãos e o próprio governo de uma comunidade política consideram prioritários ou de interesse público. Existe vários significado para a expressão “Politica publicas”, Margarita Perez “aponta que a diversidade de significados pode englobar acepções como expressão de um proposito geral ou uma autoridade formal, programas, produtos ou modelo e politica publica como processo”. “Para Pierre politica publica” e construtor social e ao mesmo tempo construtor de pesquisa , tentando entender a problematização que envolve principalmente o campo do processo pelo qual são elaboradas e implementadas programas e ação social. Peter dizia para quem politicas publicas “é o conjunto de atividades das instituições de governo, atuando diretamente ou através de agentes , e que são dirigidas para terem influencia determinada sobre a vida dos cidadãos. Já Gloria Regonini, “politica publica, realmente não é um fenômeno objetivo, perfil evidente ,como uma lei ou uma organização burocrática , como contornos bem definidos”.

E importante ressaltar que politica publica deve ser considerada como um processo de decisões, buscando soluções e ações para problemas ainda não visto por determinados governos, Politica publica é pensar o Estado e o governo em ação, todas as atividades que partem do Estado e a forma como é executado pelo governo.

É preciso ter em mente a definição politica e administrativa da politica publica.

Definição Politica: dentro da democracia é um processo decisório que vai envolver conflitos de interesses. A sociedade, sendo formada por grupos diferentes, segmentos diferentes, formas de pensar diferente vai debater com o Estado e o governo deve agir. Ou seja, seria a decisão do que fazer do que não fazer interferindo na vida de todos.

Definição Administrativa: conjuntos de programas projetos e de atividades governamentais. Uma vez que foi tomada uma decisão o governo transformar aquela decisão em um projeto ou programa que vai entrar em execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com