TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento local e territorialização

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                       UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE VALPARAISO DE GOAIS

Curso Serviço Social – Sexto Semestre

Disciplina Política Social de Atenção a Criança, Adolescente e Idoso.

ATPS Política Social de Atenção a Criança, Adolescente e Idoso.

Nome

RA

Ana Keila Martins de oliveira

2314322947

Cleomar Socorro Medeiros Lima

3345570783

Marcia Geane C. de Andrade

1299715758

Ismael Vieira de Araújo

2306310330

Roseane Silva Verneck

4300066807

                                                  Profª. EaD: Ma:Edilene Xavier Rocha Garcia

     Profª. Tutora Presencial. : Claudia de Sousa Lemes

                                              Prof. Tutor a Distância: Msc. Rafael Aroni

Valparaiso / de Goiás

 2013

Sumário

  • Introdução................................................................................................................01
  • Tema: Violência domestica contra criança e adolescente....................................02
  • Justificativa..............................................................................................................03
  • Resumo do artigo pesquisado................................................................................04
  • Considerações finais...............................................................................................10
  • Referência Bibliográfica.........................................................................................11

Introdução:

   Este trabalho tem como fundamento mostrar como esta sendo  os casos de violência contra a criação e o adolescente nos dias atuais, e o que tem contribuindo para que a mesma seja mais visível.

    Para isso foi necessário fazemos um breve estudo do estatuto da Criança e do Adolescente, ECA mais precisamente do titulo I das disposições preliminares, ART. 5.

   Veremos ainda quais os tipos de violência contra a criança e o adolescente,  veremos ainda alguns reportagem de casos de violência contra a criança e adolescente que chocou o nosso pais.

Violência domestica contra a criança e adolescente

 Estatuto da criança e do adolescente

 

 Titulo I das Disposições preliminares

VIOLÊNCIA DOMESTICA CONTRA CRIANÇA E

ADOLESCENTE

     Atualmente a violência domestica contra criança e adolescentes é um problema de enorme proporção, que atinge todos os países do mundo, esta presente em todas as culturas, classes sociais níveis de escolaridades, renda familiar e origem étnicas.

     A violência contra criança e adolescentes não é uma expressão de modernidade; faz parte da própria historia cultural da sociedade desdês os tempos mais antigos de que se tem registro.

   (FERREIRA, 1983, p9) o que tem contribuído para que hoje ela seja mais visível talvez seja o que deslandes chama de... Desenvolvimento de uma consciência social em torno do tema da proteção a infância.

    (1994, p.178); e também a crescente mobilização em torno dos direitos humanos, nos últimos vintes anos, Daí não ser mais possível ignorar sua presença no cotidiano de milhares de crianças e adolescentes, o que demanda a concretização de propostas e programas de interdisciplinares, sensibilização, prevenção, e tratamento dos seus desastrosos efeitos, além da responsabilização e tratamentos de seus agentes, como uma tentativa de reduzir a sua incidência e de possibilitar o verdadeiro reconhecimento da criança e do adolescente como sujeito de direitos.

    No inicio da década de 1990 com a aprovação do estatuto da criança e do adolescente que, fundamentado na doutrina de proteção integral, define a criança e o adolescente como pessoas em situação peculiar de desenvolvimento, devendo gozar de todos só direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, competindo à família, a sociedade em geral e ao estado, garanti-los. Mais se formos fazer um breve analise, veremos que a realidade vivenciada é tolamente diferente que apesar de muitas conquistas, ainda prevalece o senso comum, a ideia de que as crianças e os adolescentes são prioridades de seus pais ou responsáveis, que podem abusar do poder que lhes é conferido, sempre que acham necessário, com a conivência da sociedade.

     A violência que os adultos, pais ou responsáveis, impõem aos seus filhos, visto como destituídos de valor e não merecedores dos direitos que lhes são conferidos, percebidos como objetos dos seus desejos, podendo ser manifesto através de imposições, indo desde ignorar suas necessidades – negligencia- até os abusos sexuais.

     Segunda base legal, podemos observar no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 5º está expresso que: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. Essa é uma das bases legais que protegem a criança e ou adolescentes.

       

   

Justificativa

     È de fundamental importância que a sociedade olhe de forma humanizada para a questão da violência domestica contra criança e adolescente. Hoje no Brasil a violência, em diferentes formas, é um fenômeno que vem estabelecendo inúmeros fatores que atinge a realidade familiar de varias pessoas, compondo atualmente, grave ameaça à vida, conforme o conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente (CONANDA).  Anualmente, 6,5 milhões de crianças sofrem algum tipo de violência domestica no país, No Brasil, 18 mil crianças e adolescente são espancadas diariamente e 300 mil crianças e adolescentes são vitimas de incesto. E o que se tem, percebido é que cada vez mais aumenta a problemática da violência por causa do silencio da esfera familiar, tornando assim uma forte evidencia em nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com