TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Tese: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

A leitura como base de construção de construção da intelectualidade e do saber propriamente dito, por incrível que pareça, sofre questionamentos de com pode ser mais atrativa, e por que não dizer, mais significativa! Negligenciar o exercício da leitura é de certa forma, atrofiar as potencialidades do educando, que até se possa afirmar que não sabe mais fazê-lo e nem ver como importante e benéfico o que se pode considerar o mais essencial no aprendizado. Há de se atentar para a elaboração de uma estratégia que vise conquistar o leitor, ao âmbito da biblioteca, e também que existem os diversos tipos de leitores e isso tem de construir um saboroso desafio a ser enfrentado pelo educador. A leitura, no contexto geral tem de se mostrar prazerosa, algo que não só agregue conhecimento, mas entretenha, e que não seja proposta como algo passivo, que acarrete discursão e intercambio de informações. O uso dos gêneros não escolares é pratica já indispensável para se fazer um procedimento de ensino da leitura, pois os mesmos estão presentes em toda a parte, desde um jornal que se encontra na mesa do escritório até a revista em quadrinhos que se toma emprestada de um amigo.

Os mecanismos de coesão são os mais diversos. Preposições, conjunções são palavras que consistem em criar um sistema de relações, referencias e retomadas no interior de determinado texto. O mecanismo de coesão gera a coesão do texto. Destacam – se:

Coesão por substituição:

Exemplo: Ele comprou um imóvel. Eu também quero comprar um.

Ele comprou um imóvel novo e eu também.

Coesão por elipse:

Exemplo:- Danilo vai comprar um apartamento?

-Vai!

Coesão por conjunção:

Exemplos: Sentiu dores e gritou (adição)

Sentiu dores, mas permaneceu em silencio. (adversidade)

Sentiu dores, porque se acidentou. (causa)

Sentiu dores, quando o levantaram. (tempo)

Coesão Lexical: é a seleção vocabular. Existem dois tipos desse mecanismo.

a) Reiteração: quando ocorre a repetição do mesmo item ou através de hiperônimos, sinônimos ou nomes genéricos.

Exemplos: O aluno esta nervoso. O aluno havia sido assaltado. ( repetição do item lexical)

Uma menina desapareceu. A garota estava envolvida com drogas. (sinônimo)

Havia muitas ferramentas espalhadas, mas só precisava achar o martelo. (hiperônimo)

b) Coesão por colocação ou contiguidade: é o uso de termos pertencentes a um mesmo campo semântico.

Exemplo: Houve um grande evento nas areias de Copacabana, no último dia 02. O motivo da festa foi este: o Rio sediará as olimpíadas de 2016.

Os três tipos de textos são:

Narrativo: Como o próprio nome diz, ele narra. Toda narração tem que ter um começo, um meio e um fim. O narrador pode ser um dos personagens ou apenas um observador. Neste caso ele narra a história em terceira pessoa.

Descritivo: é um texto que retrata por escrito um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. O tipo de palavra mais usada em um texto descritivo é o adjetivo, pois o adjetivo tem a função caracterizadora no texto. Nesse tipo de texto acontecem tudo ao mesmo tempo.

Dissertativo-argumentativo: é uma modalidade de texto que defende um ponto de vista. Nesse tipo de texto a argumentação é muito importante, pois é fundamental para sustentar a tese. Temos que observar as normas de organização para elaborar este tipo de texto para maior clareza na exposição do nosso ponto de vista. As organizações são: Introdução, desenvolvimento e conclusão e isso é fundamental para obter um texto coerente.

Definição de gênero textual.

• Os tipos de textos são infinitos.

Roteiro de análise textual

• Texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com