TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Trabalho Escolar: ESTUDO DE CASO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  6.970 Palavras (28 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 28

Página 15

Unidade 1 Estratégias de Pesquisa Científica

Objetivos de aprendizagem

Nesta unidade, você terá subsídios para:

- conhecer os conceitos básicos sobre pesquisa científica e métodos de pesquisa;

- saber diferenciar os métodos que proporcionam a base lógica da investigação, dos que identificam a finalidade da pesquisa e dos que delineiam a pesquisa.

Seções de estudo

Seção 1 A pesquisa científica

Seção 2 O método de pesquisa

Seção 3 Métodos que proporcionam a base lógica da investigação

Seção 4 Métodos que identificam a finalidade da pesquisa

Seção 5 Delineamento da pesquisa: meios de investigação

Seção 6 A pesquisa científica na UnisulVirtual

Página 16

Para início de estudo

Provavelmente, você já realizou alguma pesquisa em sua vida, formal ou até mesmo informal, e, também, já deve ter percebido que, dependendo de como você planeje e execute a sua pesquisa, pode ter resultados diferentes! Muitos questionam a importância da normatização, como o caso da ABNT, mas poucos conseguem perceber que através da normatização evitamos tendenciar uma pesquisa. A partir de agora, você irá entrar no mundo da pesquisa científica e vai, na prática, montar um projeto de pesquisa, para executá-lo na próxima disciplina em seu curso.

- Vamos iniciar o estudo, então? Preparado(a)? Inicialmente você estudará o que é Pesquisa.

Seção 1 - A pesquisa científica

Ao iniciar os estudos desta disciplina, é importante que você contextualize nomenclaturas as quais vai utilizar ao longo do estudo. Para seguir a trajetória que envolverá a produção de uma pesquisa científica, é necessário entender o conceito de ciência.

Iniciamos, trazendo o conceito de Fachin (2001, p.15):

(inicio da citação)

[...] se pode considerar a Ciência como uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagem rigorosa e apropriada – se possível, com auxílio da linguagem matemática –, leis que regem os fenômenos. Embora sendo as mais variadas, essas leis apresentam vários pontos em comum: são capazes de descrever séries de fenômenos; são comprováveis por meio da observação e da experimentação; são capazes de prever – pelo menos de forma probabilística – acontecimentos futuros. [...]

(fim da citação)

Após entender o termo “CIÊNCIA”, você precisa também contextualizar “CONHECIMENTO”, que pode ser entendido como o conjunto de ferramentas conceituais e padrões usados pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação.

Página 17

O conhecimento pode ser um refinamento de informações. A ele está associada certa dose de inteligência, que é capaz de fazer associações entre informações, experiências e conceitos, e elaborar conclusões. Dutra (2003) nos diz que o conhecimento serve para o ser humano enfrentar as agruras da natureza. Relaciona o conteúdo retido pela mente humana (informação) com sua aplicação à sua sobrevivência na natureza. Sendo assim, relaciona-se o conhecimento com as inter-relações que os seres humanos mantêm entre si para edificar a sociedade onde vivem.

A partir desta introdução sobre CIÊNCIA e CONHECIMENTO, podemos dizer que a “ciência gera conhecimento”, concorda?

Mas, como isto acontece?

Para responder a esta questão, é interessante pensarmos que a ciência gera o conhecimento explícito através da aplicação de determinados métodos. São estes métodos que veremos, de forma mais detalhada, na próxima seção.

Seção 2 - O método de pesquisa

Antes de apresentarmos formalmente o conceito, cabe expor uma visão mais generalista sobre método, que pode se referir à organização em que serão aplicados os processos necessários para se atingir um objetivo; ou, ao conjunto de regras aplicadas na investigação e na demonstração de um fato.

Para Fachin (2003, p. 27),

(inicio da citação)

método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar resultados.

(fim da citação)

Página 18

O método pode ser considerado o trajeto a ser percorrido pelo pesquisador, no decorrer do desenvolvimento da pesquisa. Daí que, através do método pode-se descobrir a reiteração dos fatos, isto é, a repetição dos fatos em intervalos idênticos, perseguindo-se a observação da regularidade dos fenômenos, verificar, inferir, explicar e generalizar o fenômeno e, então, transformá-lo em lei. O método tem uma estrutura técnica e uma operação mental. A primeira diz respeito aos vários métodos científicos, denominados métodos e a segunda se refere aos métodos racionais, ou seja, a indução e a dedução.

A técnica é a maneira mediante a qual o pesquisador vai percorrer o caminho de sua pesquisa. Assim, o método é estável; as técnicas são variáveis, de acordo com o progresso tecnológico. O método indica o que fazer e a técnica indica o como fazer. Em suma, o método deve ser compreendido como a estratégia para se auferirem resultados.

Não se inventa um método; ele depende, fundamentalmente, do objeto da pesquisa. Os pesquisadores que alcançaram êxito comprovado em suas investigações tiveram o cuidado de registrar os “caminhos” percorridos e os meios que os levaram ao cumprimento de seus objetivos. Seus registros, então, possibilitaram a outros cientistas a análise de tais processos para a comprovação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com