TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO KÁTIA

Casos: ESTUDO DE CASO KÁTIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO KÁTIA

Com base no ambiente de trabalho da Kátia, descreva os problemas que podem ser identificados, e as proposições de solução, numa lógica ergonômica.

Pode-se afirmar que existe uma grande gama de problemas no ambiente de trabalho de Kátia.

Com certeza o mais sério está na gestão. Pelo que foi descrito no texto, a empresa tem uma rigorosa política de qualidade de o atendimento ao cliente para que o mesmo saia sempre satisfeito. Contudo a empresa não investe naquele no bem estar do funcionário que faz o contato diretamente com o cliente. Como visto no exemplo da Kátia existe sobrecarga de trabalho e aumento de responsabilidade, além dos riscos ergonômicos a que está exposta, deixam-na numa péssima situação, gerando desconfortos físicos e mentais.

Tem o problema do aumento de trabalho em certas épocas do ano. A empresa tenta contornar esse problema contratando funcionários temporários, porém sem muita eficácia, pois eles não podem fazer certas tarefas nesses períodos.

Outro problema organizacional é a falta de padronização das tarefas, uma vez que cada funcionário do setor que Kátia faz a mesma coisa de um jeito diferente. Além da dificuldade de utilização do software da empresa.

Alem do mais existem diversos problemas ergonômicos relacionado ao ambiente de trabalho:

1. Altura do balcão;

2. Cadeira não regulável;

3. Mesa do computador pequena;

4. Disposição de equipamentos (impressora) feita de forma incorreta ou equipamento em quantidade insuficiente para demanda de trabalho.

As soluções para que devem implantadas pelo empregador para que a Kátia tenha um ambiente de trabalho salubre seriam:

1. Aumento da mão de obra permanente: mesmo com a contratação de funcionário temporários ainda há uma grande demanda de trabalho, alem de que os temporários não podem exercer todas as funções quando estão trabalhando. Com funcionários permanentes poderá haver uma melhor distribuição das tarefas rotineiras que sobrecarregam os funcionários já existentes e atenda melhor os clientes que não gostam de filas e são exigentes;

2. Padronização das tarefas: com a padronização poderia reduzir a variabilidade dos processos de trabalho sem prejudicar sua flexibilidade. Ela também ode atestar a conformidade dos serviços prestados de maneira mais simples, com menor custo e com menor variação possível. Através da padronização será possível também estipular horários de repouso para cada funcionário e o que cada um deve realmente fazer.

3. Política de aperfeiçoamento contínuo: nada mais é que a empresa investir em treinamentos regulares para os funcionários. Tanto os trabalhadores permanentes quanto os temporários devem ser treinados para a execução das tarefas da empresa. Kátia informa que o software utilizado é confuso, porém esse problema pode ser resolvido se os funcionários passarem por um treinamento de utilização desse software.

Com relação ao ambiente de trabalho, é preciso:

1. Uma vez que ninguém é igual é preciso fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com