TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA E MORAL EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  1.962 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir, procura mostrar a importância da ética e da moral dentro de uma sociedade, salientando a diferença e também como uma completa a outra, dentro do contexto social.

A necessidade de cada ser humano de respeitar os costumes e normas da sociedade, a importância que a moral tem em suas vidas, pois a mesma demonstra que nenhuma comunidade pode sobreviver sem o mínimo de padrões de comportamento, um código de condutas.

A ética revela que nossas ações surtem efeitos na sociedade, mas que as pessoas devem ser livres e responsáveis por seus próprios atos e é tarefa fundamental da ética compreender a relação entre vontade e obrigação, e ela define o alcance e as dificuldades que envolvem direitos e deveres.

A obrigação moral supõe a liberdade de escolha e ao mesmo tempo a limitação dessa liberdade e é essa harmonia de fatores que torna possível a vida em sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICA,MORAL E SEUS CONCEITOS

Embora sejam diferentes, muitas vezes são usados como sinônimos. A ética vem do grego “ethos”, com o significado de costume. A moral vem do latim, “moris”, que significa maneira de se comportar, regulada pelo uso, ou seja, o que é relativo aos costumes. Na prática indica um tipo de comportamento humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas é adquirido ou conquistado por hábito.

A moral tem um papel social, é o conjunto de regras que determinam como os indivíduos devem se comportar em grupo, de acordo com a livre e consciente aceitação das normas.

A ética se ocupa com a reflexão a respeito dos princípios que fundamentam a vida moral.

A moral estabelece regras assumidas pela pessoa, garantindo seu bem-viver dentro de uma comunidade. Não depende de fronteiras geográficas e as pessoas sempre usam o mesmo referencial moral comum.

A ética é o estudo geral dos que é bom ou mal, é a busca de justificativas para as regras propostas pela moral. É a teoria, o conhecimento do comportamento moral, que busca explicar, justificar e criticar a moral de uma sociedade.

A moral influencia nas regras de conduta de uma pessoa, constitui uma referencia de conduta pessoal ditando o que é correto ou não, dita normas e critérios de atuação que permitem determinar se o comportamento foi correto ou não.

A ética influencia nas regras de conduta de uma sociedade, constitui um grupo de diretrizes ou leis que definem as práticas aceitas, são determinados tipos de comportamentos dentro da sociedade.

Tanto a ética como a moral constituem nossas formas de agir e nossos costumes, pois a moral trata de estabelecer o convívio equilibrado com o que é bom para as pessoas, e a ética busca compreender e dar sentido aos valores formados pela moral.

2.2 ÉTICA, MORAL E A EDUCAÇÃO

A ação humana na relação da ética com a educação e a formação faz parte das preocupações e da necessidade de reflexão sobre práticas no ambiente educacional.

Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

A ética enquanto fundamento do agir moral humano, discute as normas para o convívio em sociedade. A educação elabora caminhos para a formação e conduz o individuo para que o mesmo se torne responsável no convívio com o outro.

A ética representa a ideia de formação do homem no sentido de conter seus impulsos e paixões, na possibilidade de estabelecer normas capazes de regular a convivência humana não apenas sob o ponto de vista particular, mas no convívio social. A partir de tal pensamento, a educação identifica-se com a ética no intuito de educar o indivíduo para sua relação em uma comunidade, articulada com a ideia de bem. (Hermann 2001).

A escola, portanto cabe a ideia de bem como principio formativo do ser humano, diante da ideia de ética e moral, como ciências do agir humano como vistas a dirigir ou disciplinar essa conduta.

A ética pertence o papel de discutir e problematizar os valores morais e a fundamentação do agir moral na perspectiva do que seja o bem viver e bem agir.

A educação deve ser voltada a desenvolver no homem atitudes voltada para a justiça, o agir correto, na cooperação e solidariedade no convívio social, ou seja, educar para a autonomia e liberdade, mas com capacidade para fazer escolhas entre o que julga ser certo e errado.

2.3 ÉTICA, MORAL E A POLÍTICA BRASILEIRA ATUAL

Diante de inúmeros casos de corrupção, cabe questionar o que seria ética e moral na politica? Ao se relacionar ética com respeito, vemos que na política tenta se conseguir algo a qualquer custo, quando se deveriam prezar os princípios da responsabilidade onde os governos deveriam promover o bem comum. No Brasil infelizmente, quase tudo é feito contrariando a moral e os princípios éticos e isso já começa quando candidatos mentem a seus eleitores com promessas que jamais pensam em cumprir, pois o seu único objetivo é se eleger para legislar em seu benefício próprio, ou administrar a favor de certo grupo, sacrificando a sociedade. O nepotismo atinge números assustadores nos três poderes, o Congresso Nacional vive uma busca incontrolável pelo aumento dos próprios salários e benefícios e levam meses para decidir sobre reajuste do salário mínimo nacional, que por sinal é irrisório.

O Legislativo aprova leis com princípios imorais em seu próprio benefício, e lançam a sua reputação e seus parâmetros éticos ladeira abaixo, e parece não se incomodar com isso. Quando explodem os inúmeros casos de corrupção, quase nada é feito para punir os culpados, pois aqui rico nunca vai para cadeia e a grande massa popular manipulável que é mantida com baixa escolaridade e pobre acaba reelegendo esses mesmos políticos.

Apesar de tudo, somos um povo bem constituído paciencioso e pacífico, capaz de superar dificuldades e continuar crescendo, por isso temos que nos opor a esses desmandos, e com ações populares pacíficas pressionar o Legislativo a conceber leis inspiradas na ética universal priorizando os interesses coletivos, promovendo a educação de forma maciça como meio de saída da situação ora vivida. O Brasil merece isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com