TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Era de Ouro - Eric Hobsbawm

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Nesse ínterim, todos queriam uma economia que gerasse emprego, industrialização e modernização, desde que não fosse uma economia comunista, dessa forma viam futuro na economia mista e no livre mercado. A Era de Ouro democratizou o mercado e produziu uma divisão do trabalho mais elaborada e sofisticada.

Em suma, a Era de Ouro foi sobretudo internacional, mas a partir da década de 80 a economia transnacional cresceu cada vez mais. As empresas multinacionais, a nova divisão do trabalho e o aumento do financiamento offshore foram os aspectos dessa transnacionalização.

A prática do offshore consistia em registrar a sede legal da empresa em outro território para fugir dos impostos e restrições. A tendência do offshore tornou se acentuada à medida que a produção industrial começava a sair dos países europeus e da América do Norte. Uma nova divisão do trabalho possibilitou dividir a produção de um único artigo entre Houston, Cingapura e Tailândia.

Dessa maneira, houve o nascimento de novas cidades-estados, que surgiram após uma mudança na estrutura política da economia mundial, onde grandes Estados davam lugar aos centros offshore, como por exemplo Hong Kong e Cingapura.

Ao contrário da explosão salarial, do colapso do sistema financeiro internacional de Bretton Woods em 1971, do boom de produtos de 1972-3 e da crise da OPEP de 1973, a explosão de radicalismo estudantil em 1968 não entra muito na explicação dos historiadores econômicos sobre o fim da Era de Ouro, que não era exatamente inesperado.

Muitos tentam explicar e entender o fim da Era de Ouro, e é atribuído a ganância dos xeques do petróleo da OPEP. Em conclusão a era da crise chega, mas a Era de Ouro deixa o seu registro na história como a mais impressionante revolução nos assuntos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com