TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Il

Por:   •  19/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAMPINAS UNIDADE 3 

        SERVIÇO SOCIAL        

3º semestre

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social Il

&

Psicologia e Serviço Social I

 O Trabalho do Assistente Social e do Psicólogo

        Tutores EAD                                                

                                                 Profª: Elaine Cristina Vaz Vaes Gomes (FHTMSSII)

                                                 Profª: Helenrose A da S Pedroso Coelho (PSSI)

                                                    Tutora Presencial

                                                  Profª: Alessandra Saldanha  

     

        Ana Claudia Moraes Alves         RA:9133249100

                                        Cleide Ferreira de Lima                RA:8982240005

                                        Edna Silva de Assunção        RA:8980215848

Elaine da Silva Gomes Amad      RA: 8378857619

Eliene Souza da Silva          RA:8378865999

        Lilian Ap. Rodrigues de Barros    RA:8521916091

Campinas, 15 de março de 2015.

Introdução

Repensar os fatos históricos que fizeram parte da trajetória do Assistente Social é de suma relevância para que se entendam os pressupostos que influenciaram o Serviço Social por longos anos. Assim pautados no período da ditadura militar veremos que esse período marca pontos importantes de reformulação da profissão, bem como da atuação dos Psicólogos no Brasil.

Diante disso, fica claro e evidente que esse período vivenciado pelo país, foi de extrema importância para que várias profissões fossem reformuladas e apesar da conjuntura da época pregar a repressão das ideologias, muitos ganhos foram obtidos já que as profissões se consolidaram nesse período devido à demanda da sociedade.

Assim se faz necessário refletir sobre o papel atual das profissões no âmbito do enfrentamento das realidades atuais da sociedade, que apontam para uma série de problemas que a população enfrenta ao sofrer pela desigualdade social.

Todavia fica claro que é imprescindível um trabalho interdisciplinar entre o Psicólogo e o Assistente Social, visto que ambos têm um papel fundamental na sociedade, de direcionar os olhares para as camadas mais necessitadas e buscar meios efetivos para atender essa clientela de forma a resguardar seus direitos e zelar pela vida do ser humano.

E para que esse trabalho se efetive é preciso que Psicólogos e Assistentes Sociais repensem suas práticas e levantem questionamentos críticos sobre a Assistência Social, priorizando as necessidades da sociedade atual, isso implica lutar pelo cumprimento das leis e do investimento no setor Social diminuindo a distância que existe entre as leis e a efetivação de sua garantia.

Justificativa

Esse trabalho justifica-se por entender a importância de refletir sobre a história da Assistência Social no Brasil, bem como a do Psicólogo em ação conjunta com o Serviço Social, assim apontando para o fato de que ambas as profissões são muito importantes para a sociedade, já que buscam a garantia e efetivação dos direitos coletivos.

 

 

 

Objetivos

 Apontar a importância da ditadura militar para o processo de reformulação do Psicólogo e do Assistente Social, bem como as influências ético político desses períodos para as profissões;

Investigar o papel social da profissão e do seu desenvolvimento e revelar as formas de atuação diante da realidade;

Repensar sobre as formas de atuação tanto do psicólogo quanto do Assistente Social em relação às políticas de Assistência Sociais.

 

 

 

Desenvolvimento

Diante da retrospectiva histórica, marcada pelo período do regime militar no Brasil, vale a pena ressaltar dados que se fizeram determinantes para que essa fase da história da humanidade fosse reconhecida por um momento de retrocesso na história do Brasil, já que foi um regime autoritário e que suprimia os direitos constitucionais do país.

Durante o período da ditadura militar foram realizados dois Seminários de Teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá (MG) e Teresópolis (RJ), esses documentos buscaram resignificar o papel do Assistente Social e sua configuração profissional, assim tinham como diálogo principal, o rompimento entre as bases tradicionais do Serviço Social com as novas bases.

Desse modo um dos objetivos desses documentos era refletir a respeito do relacionamento entre aspectos tradicionais e operacionais, a fim de que compreendessem que essa relação se concretiza na postura e nos fundamentos do Serviço Social na qual postula a defesa dos direitos de todos os cidadãos.

A criação do documento de Araxá permitiu que dois princípios fundamentais fossem abordados, os étnicos e metafísicos, ambos foram de extrema importância para definir as funções da Assistência Social e universalizar os seus padrões de atuação.

O documento propõe ainda um reconhecimento entre dois níveis no qual se configura como microatuação e macroatuação, a microatuação conforme expressa no documento já é abordada na prática do Assistente Social brasileiro, tendo como foco de trabalho a infraestrutura social pautadas em saúde, educação, habitação e serviços sociais fundamentais, no entanto faltaria ainda a reativação entre a macroatuação que até então não era efetivada pela atuação do Assistente Social, sendo assim a proposta do documento era garantir que o profissional fosse não só executador das políticas sociais, mas que também fosse capaz de formular e administrar tais políticas. Assim de forma geral o documentou objetivou refletir e encaminhar as discussões para que houvesse uma participação mais concreta e efetiva do Assistente Social nas mudanças sócia econômicas do país, para que também pudesse intervir nesse processo de construção de políticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com