TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históriocos III

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Anhanguera Polo Presencial Criciúma – SC

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Tutor a Distância: MS. Elainne Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutor presencial: Michele Piccollo

Grupo:

Guilherme Cavanholi Zanatta – RA – 446230

Nei Alan Martins – RA – 426442

CRICIÚMA-SC

NOVEMBRO/2014

AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada à disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III, solicitado através do cronograma da disciplina.

CRICIÚMA – SC

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. o inÍcio        

3. a importância e os desafios do assistente social na atualidade        

3.1. a diferença entre o serviço social, a filantropia e o ASSISTENCIALISMO.        

4. O mercado de trabalho        

4.1. perfil do assistente social        

5. o serviço social no âmbito judiciário        

5.1. atribuições        

5.2. demandas        

5.3. desafios        

6. CONCLUSÃO        


1. INTRODUÇÃO

O presente artigo científico tem por objetivo demonstrar a importância do Serviço Social na atualidade, abordando os passos que a profissão deu até os dias atuais.

Pontuando de maneira teórica e crítica suas práticas, nas mais diversas áreas de atuação, junto aos mecanismos do governo, dentro das mais variadas instituições.

2. o inÍcio

O mundo contemporâneo exige que o profissional de Serviço Social esteja apto para as mais diversas circunstâncias. Mas para entender o presente é preciso estudar um pouco sobre passado e analisar como eram as dinâmicas do Serviço Social e como este está estruturado na atualidade.

No inicio o Serviço Social não era regulamentado por lei, um direito dos cidadãos e sim o serviço de filantropia que a Igreja Católica se motivou em exercer. O serviço que a Igreja prestava (e presta ainda hoje) era completamente diferente dos dias de hoje. Antes o Serviço Social era apenas ligado ao que a Igreja chama de “providência divina”. Não que era algo sem compromisso, mas não havia algo escrito que garantisse para as famílias carentes, o direito de ter o que comer e vestir todos os dias, o direito de ter documentos e acesso à escola e aos hospitais de maneira gratuita. E com simplicidade e objetividade, a Igreja colocou os primeiros tijolos desta grande estrutura que conhecemos hoje pelo nome de Serviço Social. No entanto, com a crescente demanda pouco a pouco a Igreja Católica deixou de exercer essa função e o governo passou a tomar as iniciativas, criando leis,  políticas publicas, até a regulamentação de fato da profissão.

3. a importância e os desafios do assistente social na atualidade

Atualmente o Serviço Social contribui junto ao Governo com a elaboração de políticas públicas desenvolvendo práticas para melhor atender a demanda social buscando meios de lidar com as diversas situações encontradas nos ambientes de vulnerabilidade e de alta complexidade. É neste campo de contradições, que o assistente social precisa fazer do seu cotidiano, um agir comprometido com a construção de vias de igualdade colaborando com os usuários do sistema na emancipação socioeconômica.

Com base nos principais problemas da sociedade contemporânea, como por exemplo, a violência, o desemprego, os preconceitos, a exploração do trabalho infantil, os problemas com a saúde publica, com a habitação e com a educação o assistente social tem como principal objetivo entender a realidade vivida por cada cidadão idealizando propostas de trabalhos de acordo com suas necessidades e garantindo seus direitos por meio das políticas públicas. O assistente social tem como dever criar soluções e alternativas de acordo com cada grupo social examinando e explorando todos os meios e formas para elaborar projetos com o intuito de emancipar cada individuo.

Dentre os ambientes em que o assistente social pode atuar, encontram-se os Serviços de Acolhimento Institucional. Dentro destas unidades, o profissional de Serviço Social, tem como desafio lidar com os problemas sociais que envolvem crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade. O objetivo é garantir que os direitos da criança e do adolescente, sejam preservados, e é por meio de instrumentais técnicos, que ações serão implantadas, visando sempre o interesse da criança e do adolescente. Ou seja, o acolhimento institucional atua protegendo as crianças e os adolescentes que tiveram seus direitos violados.

  1. 3.1. a diferença entre o serviço social, a filantropia e o ASSISTENCIALISMO.

Para explanar com maior objetividade nossas ideias, devemos primeiramente conceituar Filantropia e Assistencialismo.

Segundo a história:

“Filantropia” é um vocábulo de origem grega que significa “amor pelo gênero humano”. O termo foi criado, pelo Imperador Romano Flávio Cláudio Juliano, por volta do ano 360 D.C. Trata-se de um conceito utilizado de forma positiva para fazer referencia à ajuda que se oferece ao próximo, à humanidade, sem querer uma resposta e nem nada em troca. Dá se o nome de filantropos aos sujeitos ou organizações que costumam desenvolver projetos de solidariedade.

“Assistencialismo” são as ações de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto às camadas mais pobres da comunidade, com o objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social.

No mundo moderno fala-se muito a respeito de entidades filantrópicas, ações sociais e ONG's. Por mais que exista uma relação muito forte entre o Serviço Social e estas entidades sociais não se pode confundi-las. Como diz a citação por mais que sejam realmente algo muito bom estas entidades sociais geralmente não são capazes de transformar a realidade social de um determinado meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com