TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Um Desafio para a Família, a Sociedade e os Órgãos Públicos

Por:   •  28/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 13

                    UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA [pic 1][pic 2]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

 

SUEMAR BENEVIDES

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: um desafio para a família, a sociedade e os órgãos públicos.

SALVADOR-BA

2018

SUEMAR BENEVIDES

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: um desafio para a família, a sociedade e os órgãos públicos.

Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, sob orientação da Prof. Ms./Dra. Carolaine Duarte, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.

SALVADOR-BA

2018

Dedico à minha família, pelo carinho, apoio e suporte dado ao longo da minha vida para que tudo que tenho planejado possa ser realizado.

AGRADECIMENTOS

A Deus, que nunca me abandonou mesmo nos momentos mais difíceis sendo meu amparo e refúgio.

A toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

A professora orientadora pelas sugestões apresentadas.

Aos meus queridos amigos, que de alguma forma colaboraram com incentivo e apoio constantes na elaboração desse trabalho.

Enfim, para todas às pessoas que contribuíram e participaram na reflexão e realização deste estudo.

Se em um dia de tristezas, tiveres de escolher entre o mundo e o amor... escolhas o amor, e com ele conquiste o mundo!” 

 Albert Einstein

RESUMO

Este estudo busca refletir sobre um desafio para a família, a sociedade e os órgãos públicos, na prevenção da gravidez na adolescência. Nesse sentido, supõe análise e tomada de decisões educativas, é importante considerar a necessidade de diversificar a ação educativa e a busca de novos caminhos para a revitalização e renovação do sistema de ensino. Para nortear essa pesquisa objetivou-se contribuir na realização de projetos de prevenção da gravidez na adolescência no âmbito escolar. Para realizar os procedimentos metodológicos será utilizada uma abordagem sóciointeracionista, objetivando proporcionar ao aluno oportunidade de construir sua aprendizagem. Dessa forma, para tanto, é preciso um questionamento para defender uma ideia, exigindo do pesquisador uma competente organização, criatividade e disciplina para enfrentar os desafios que percorre. Discutir o processo de formação política dos indivíduos, a política educacional, e pensar uma educação formadora da cidadania, a concepção dos profissionais preparados para atuar, hoje, caracteriza-se como um professor que domina os instrumentos necessários para o desempenho competente de suas funções e tem capacidades de te matizar a própria prática, refletindo criticamente a respeito dela.

Palavras-chaves: gravidez; adolescência; âmbito escolar; família.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................08
  2. REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................................................10
  1. EDUCAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICAS: um pensar para a formação da cidadania10
  2. A implementação de projetos na prevenção da gravidez na adolescência na escola...12
  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA................................................................................14
  2. INTERVENÇÃO...............................................................................................................16

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................17

APÊNDICE A - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO.................................................................18



  1. INTRODUÇÃO

A educação pressupõe educadores que aproxime a teoria da prática com uma postura inovadora, visando estimular e facilitar a aprendizagem do educando, fornecendo subsídios para que ele possa criar e desenvolver possibilidades, centrada na sua realidade. 

Nesse sentido, a educação para cidadania é uma ferramenta primordial, pois significa fazer de cada individuo um agente de transformação social; A educação precisa de uma práxis pedagógica filosófica, que possibilite o aluno a realizar uma reflexão a acerca de suas ações sobre o mundo para transformá-lo; É preciso realizar uma mudança social pela educação, para que seja possível uma transformação do aluno em um ser autônomo, crítico e reflexivo diante da atual sociedade. Para isso, o papel do educador é fundamental, trazendo práticas inovadoras, que despertem no educando o desejo de aprender e de participar da construção do próprio conhecimento.

A problemática discutida nesse estudo consiste em: compreender as consequências de uma gravidez precoce? Refletir sobre como de que forma a família, os órgãos públicos e o sistema educacional podem contribuir para a prevenção da gravidez na adolescência?

A reflexão acerca desses questionamentos trata-se de um problema de saúde pública, que para combater é preciso começar pela prevenção dentro do sistema educacional. Porque é através da educação que mudamos a postura da sociedade.

Diante do diagnóstico feito na escola, viu-se a necessidade de trabalhar sobre o desafio para a família, a sociedade e os órgãos públicos, na prevenção da gravidez na adolescência. Esse estudo é de extrema relevância, pois enfatiza a necessidade da escola atender às exigências da vida social, formando cidadãos e oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitando assim a isenção desse indivíduo na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com