TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao social e comunicaçao do serviço social

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

 

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANDRÉIA FRANCISCA GOMES

ELIETE OLIVEIRA GRAPIUNA SOUSA

ELILDE OLIVEIRA DE MORAES

HELENA ROCHA LEMOS

JOCICLEIDE GOMES BARBOSA RODRIGUES

LETICYA QUINTINO PEREIRA

SILVANIA MARIA DE PAULA








GESTÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL













Xinguara

2017


ANDRÉIA FRANCISCA GOMES

ELIETE OLIVEIRA GRAPIUNA SOUSA

ELILDE OLIVEIRA DE MORAES

HELENA ROCHA LEMOS

JOCICLEIDE GOMES BARBOSA RODRIGUES

LETICYA QUINTINO PEREIRA

SILVANIA MARIA DE PAULA






GESTÃO SOCIAL E COMUNICAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL



TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL BACHARELADO DA UNOPAR VIRTUAL - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ, PARA A DISCIPLINA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR.

PROFESSORES: Maria Angela Santini; Levy Henrique B. Neto; Amanda Boza G. Carvalho; Nelma dos Santos Assunção Galli.



Xinguara

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇAO..............................................................................................03
  2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................04

2.1- Conceito de Gestão Social..........................................................................04

2.2- Princípios da Gestão Social: descentralização, participação social e intersetorialidade.................................................................................................05

2.3.O trabalho do Assistente Social enquanto gestor.........................................06

2.4- A importância da comunicação na pratica do Assistente Social...................08

  1. CONCLUSAO.................................................................................................10
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................................................11


[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de gestão social e Comunicação do assistente social pode ser usada como um instrumento de controle público sobre as políticas e os recursos investidos em ações, mas também podem ser usadas com um instrumento que leva ao empoderamento da sociedade através de processos de aprendizagem, acesso à informação, ações de capacitações relacionadas, delegação de agentes do território e as competências à gestão dessas políticas.

Gestão social é um tema recente, que se introduz na sociedade brasileira na década de 1990 em meio à tensão entre dois processos que marcam a realidade contemporânea. Um desses processos diz respeito à globalização da economia, que mercantiliza e amplia os segmentos de atuação no social.

Gestão social contrapõe-se à gestão estratégica à medida que tenta substituir a gestão tecnoburocrática, por um gerenciamento mais participativo, no qual o processo decisório é exercido por meio de diferentes sujeitos social. Discutir a concepção de gestão social como gestão das ações públicas no âmbito das politica sociais, abordando conceitos e protagonistas. Abordaremos um destaque especial para as noções de social e público na gestão e elencamos seus principais desafios: participação social, intersetorialidade e descentralização.

[pic 4]

DESENVOLVIMENTO

CONCEITO DE GESTAO SOCIAL

A gestão social tem sido definida como sendo a construção de diversos espaços para a interação social. Trata-se de um processo realizado numa determinada comunidade e que se baseia na aprendizagem coletiva, contínua e aberta para a concepção e a execução de projetos que respondam a necessidade e os problemas sociais. Tem relação direta entre o processo administrativo e a múltipla participação social e política, uma gestão social eficaz envolve o conhecimento dos direitos sociais e também do sistema público que os administra. Enquanto problemática de sociedade, a ideia de gestão social diz respeito à gestão das demandas e necessidades do social.

Para Carvalho (1999, p.19) gestão social refere-se a gestão das ações sociais públicas. A gestão do social é, em realidade, a gestão das demandas e necessidades dos cidadãos. A política social, os programas sociais, os projetos são canais a estas respostas a estas necessidades e demandas.

Colaborando com autor citado acima, é essencial a eficiência e eficácia na gestão pública como condutor de desenvolvimento social que afeta diretamente a sociedade como um todo contribuindo para melhoria dos serviços públicos prestados a sociedade. Entretanto a eficácia e a eficiência são consideradas fundamentais a qualquer organização pública ou privada. Ambas são básicas para o planejamento, contribuindo para alcançar os objetivos e atingi-los da maneira correta.

[pic 5]

PRINCIPIO DA GESTAO SOCIAL: DESCENTRALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E INTERSETORIALIDADE.

A Gestão Publica descentralizada consiste em democrática, participativa, possui uma valorização da cultura institucional, preza a transparência, tem s responsabilização dos governos pela formulação, a implementação e gestão de políticas, envolve também a participação das classes subalternas nos processos decisórios obtendo assim a expansão da cidadania, a defesa da equidade e justiça.

A participação promove e desenvolve as próprias qualidades que lhes são necessárias, já que, conforme Pateman (1992, p. 61), “quanto mais os cidadãos participam melhor capacitados eles se tornam para fazê-lo”. Ou seja, a participação dos cidadãos na vida pública torna-lhes aptos para intervir nos processos de discussão e deliberação de seus interesses, sendo, então, uma condição necessária à democratização da gestão pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (358.6 Kb)   docx (382.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com