TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Intodução.........................................................................................................4

2. Homofobia, o que é? ......................................................................................5

2.1 Homofobia no meio social.............................................................................5

2.2 Homofobia escolar.........................................................................................6

2.3 A influência religiosa......................................................................................7

2.4 Políticas de segurança pública contra a homofobia .....................................7

3. Conclusão........................................................................................................9

4. Referências....................................................................................................10

1. Introdução

Neste trabalho temos como objetivo apresenta a homofobia e sua manifestação dentro da sociedade. A homossexualidade alvejada por postura violenta e marginalizada. Mesmo com o descrito na constituição que todos somos iguais em direitos e deveres, a descriminação ainda é movida por influência religiosa, e conceitos arcaicos, o não aceitar a orientação sexual do outro gera violências físicas e verbais. Apesar dos avanços alcançados pelo GLTB (movimento dos Gays, Lésbicas Transexuais e Bissexuais), existe muito a ser feito, para que a violência e discriminação contra os homossexuais estejam excluída do nosso meio social. A violência sofrida por homossexuais é um grande obstáculo para os administradores públicos e os legisladores reconhecendo assim a urgência do cumprimento das políticas públicas como, por exemplo, o projeto “Brasil sem Homofobia. ”.

2. Homofobia o que é?

A Homofobia em outras palavras quer dizer medo, o preconceito a homossexuais, como o medo que se tem do homossexualismo o termo descrever um sentimento de aversão e ódio às pessoas LGBT, segundo alguns psiquiatras e psicólogos a permeia uma cultura. Se uma criança cresce ouvindo os pais dizendo que é errado ser homossexual, quando ela for adulta vai julgar os homossexuais e vai praticar a homofobia, caso essa pessoa seja homossexual, ela vai ser homofobia e reprimida, alegam que, na realidade que ninguém tem medo de gays, lésbicas etc. Como indica o sufixo fobia. Porém, há de se considerar o seguinte: porque esse ódio que leva a atos bárbaros, porque essa aversão causa tantos dissabores sociais LGBT cegando a sociedade é que vezes aqueles que guardam estes sentimentos não definiram completamente sua identidade sexual, e isso gera dúvidas e revolta, que são transferidas para aqueles que já definiram suas preferências sexuais. Por outro lado, existe o medo sim, de que, se não houver algum tipo de cerceamento cultural, a diversidade sexual ganharia espaço demais e substituiria a heteronormatividade como a regra geral dos relacionamentos.

2.1- Homofobia no meio social

Ao longo da história se constituiu como uma sociedade, racistas e preconceituosa, Através da compreensão das práticas sociais constitui-se os pensamentos acerca das coisas do mundo, e esses pensamentos são subjetivados a partir destas nossas relações do homem com o mundo. O preconceito e o medo de conhecer o outro, há tempos ronda a sociedade ,mas hoje já percebe-se de maneira clara, que a sociedade luta para criar as condições propícias para a emergência dos novos paradigmas, fazendo-se necessário refletir uma alteridade fundamentada no resgate de uma ética comprometida com o processo de inclusão social das minorias, em quaisquer nível, seja sociais, raças, credos e por certas opções individuais, a obrigação em si de cada pessoa inclusa na sociedade é de procurar conviver com as diversidades de forma mais pacífica possível e aceitar seus defeitos, suas qualidades, seus desejos, sua personalidade e qualquer opção diferente do que estamos acostumados. Por outro lado, não podemos negar que ainda há conflitos ao se tratar das desigualdades sociais, e por isso se tornou comum os movimentos em prol de direitos garantidos, mas esses direitos só serão garantidos por meios de lutas para que haja construção de cidadania. Dentro deste contexto chegou o momento de lutar pelo direito de expressar a orientação sexual, pelo não preconceito, pelo direito de ser diferente e principalmente contra a homofobia. E para discutir e mudar as concepções que temos sobre as coisas e os fenômenos sociais, faz se necessário cada vez mais, nos instrumentalizarmos através do conhecimento de que a humanidade não é estática e está em constante transformação, e cada época é diferente, pensando nisso surge a necessidade de repensar novos modelos da reinserção das diversidades.

2.2- Homofobia no contexto escolar

Dentro do contexto histórico da homofobia faz se necessário refletir e discutimos a sexualidade, e direitos humanos no ambiente escolar. Já que falar sobre a homossexualidade e a homofobia ainda é um tabu e nossas escolas, e causam diversas reações desde surpresa, horror vergonha, risos, desconfiança ou desdém. Uma coisa é certa, homofobia incomoda e é um tema evitado nas escolas. Importante destacar que no campo educacional a constituição federal assegura o seguinte: Constituição da República Federativa do Brasil. Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Perante o artigo 205 a como os princípios da não discriminação abraçando os programas com elementos norteadores para a construção de uma escola mais democrática e diversa com respeito à dignidade e diversidade, capazes de construir criar novas formas de viver, pensar, sentir e agir. Isto não se deve, simplesmente, ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com