TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância – AD1

Unidade de Aprendizagem:

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

QUESTÃO 1) Leia os trechos abaixo:

a) Ferramentas, aparelhos, equipamentos são essenciais para garantir a medição precisa, a quantificação indubitável dos dados para posterior comparação e análise. Os resultados numéricos são tabulados e apresentados em quadros com valores estatísticos.

CONHECIMENTO CIENTIFICO
Engloba todas as
 informações e fatos que foram comprovados com base em análises e testes científicos. Para isso, no entanto, o objeto analisado deve passar por uma série de experimentações e análises que atestam ou refutam determinada teoria. 

O conhecimento científico está relacionado com a lógica e o pensamento crítico e analítico. Representa o oposto do conhecimento empírito e do senso comum.

b) São noções prévias, conceitos imaturos e opiniões formadas sem quaisquer provas e evidências concretas. O conhecimento será relativo, variável de um sujeito para o outro. Em outras palavras, será relativo ao sabor do gosto e do humor de cada indivíduo.

CONHECIMENTO FILOSOFICO
Esse tipo de conhecimento foi construído devido a capacidade do ser humano de refletir. Mesmo sendo de natureza racional, o conhecimento filosófico dispensa a comprovação científica, uma vez que o objeto de análise deste não consiste em coisas materiais. 

É graças ao conhecimento filosófico que são construídas ideias, conceitos e ideologias que buscam explicar, de modo racional, diversas questões sobre o mundo e a vida humana.

Elabore um pequeno texto, destacando o tipo de conhecimento pertinente na opção “a” e “b”, apresentando e explicando duas características de cada conhecimento identificado. (3,0 pontos)

QUESTÃO 2) Realize as seguintes atividades:

a) Pesquise um trecho de texto que remeta a um dos cinco tipos de conhecimento, identificando qual o tipo de conhecimento pertinente no trecho de texto pesquisado, destacando duas características e explicando-as. (2,0 pontos)

b) Apresente a referência do trecho de texto pesquisado dentro das normas da ABNT, consultando o livro de trabalhos acadêmicos na Unisul (disponível na midiateca ou na biblioteca virtual da instituição). (1,0 ponto)

QUESTÃO 3) No capítulo 2 temos teorias apresentadas por pensadores, enfatizando em cada uma como se dá o conhecimento. Neste sentido, preencha o quadro conforme indicação abaixo:

Teorias do Conhecimento

Apresente o respectivo pensador (0,5 ponto) 

Apresente a principal ideia, que possibilita o conhecimento, destacada pelo respectivo pensador (0,5 ponto)

Apresente de forma sintetizada a justificativa que o respectivo pensador utiliza, sobre a sua principal ideia que possibilita o conhecimento (3,0 pontos)

OBS.:VALOR DESTA ATIVIDADE 20%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com