TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo da Filosofia e o Desenvolvimento Social Humano Através da História

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.652 Palavras (19 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

O estudo da Filosofia e o desenvolvimento social humano através da História

VERA LÚCIA QUETHEMAN                        RA: 5560123534

Relatório final da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina “Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social I”, entregue como requisito para conclusão da disciplina sob orientação do professor-tutor à distância Rafael Aroni.

POLO PASSO FUNDO/RS

2012

SUMÁRIO

  • Introdução ....................................................................................................................03
  • A Filosofia, o mundo e a realidade.............................................................................. 04
  • As práticas sociais e as concepções filosóficas........................................................... 06
  • Fome de que?................................................................................................................08
  • A mulher no contexto histórico....................................................................................10
  • A maior riqueza do homem é sua incompletude...........................................................13
  • A situação política, econômica e social e os meios de informação .............................15
  • Trabalho em Equipe......................................................................................................17
  • Considerações finais.................................................................................................... 19
  • Bibliografia .................................................................................................................20

Introdução

O presente documento tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, atendendo os quesitos pré-estabelecidos na Atividade Prática Supervisionada – ATPS, da disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social e visa aprimorar o conhecimento de cada integrante do grupo, através de pesquisa, leitura de textos complementares e discussões em grupo, contextualizando os assuntos estudados com temas atuais, auxiliando assim o entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, através das tele aulas e do caderno de atividades.

1- 1º texto da etapa 01:

  1. A Filosofia, o mundo e a realidade.

Ao realizar essa atividade foi possível confrontar diferentes opiniões, visando compreender o mundo, a realidade e o ser humano, relacionando-os com os conceitos filosóficos, com a finalidade de diagnosticar o nível de conhecimento dos membros do grupo de estudo.  O primeiro passo foi responder os questionamentos de forma individual, e depois comparar as respostas, buscando encontrar pontos comuns a todos e polemizar opiniões diferenciadas.

As discussões permitiram analisar respostas sobre o mesmo questionamento, porém formuladas por outras pessoas. Mesmo com características individuais no processo de formulação das respostas, foi possível chegar a pontos comuns a todos. O entendimento de mundo, realidade, ser humano, cidadão e vida em sociedade ficou caracterizado da seguinte forma ao final da discussão:

        * Mundo é representação de tudo o que nos cerca, a maneira como cada um percebe o que julga conhecer. Cada pessoa vê o mundo de uma maneira própria. O mundo existe independente de nós. Realidade é a forma de ver ou interpretar o mundo. É a maneira com que eu influencio ou sou influenciado pelo mundo.

* O ser humano é um ser que tem a capacidade de interpretar, inventar, perceber, e aprender com tudo que esta ao seu redor. O ser humano é caracterizado pela sua capacidade de pensar, ter liberdade para agir e ser responsável pelo que pensa e o que cria.

Viver em sociedade é viver de maneira organizada em comunidades, onde as relações entre as pessoas são necessárias para a sobrevivência do todo. O objetivo da vida em sociedade é garantir as condições de vida social, da convivência e o bem comum, auxiliando no desenvolvimento da personalidade humana.

Conhecimento é a maneira que cada um tem de assimilar ideias e informações e depende da quantidade de informações recebidas. É a busca pela realidade através de informações com a finalidade de conhecer as verdades, relativas ou absolutas, limitadas ou ilimitadas.

Ser cidadão é ter direitos e deveres. É saber viver lado a lado com outros indivíduos, em estado de liberdade, com respeito, exercendo deveres e direitos, participando de todas as decisões da sociedade de maneira democrática. Ser cidadão é ser pessoa.

Cidadania é um conjunto valores, de direitos e deveres civis, políticos e sociais que regulamentam o modo de viver em sociedade. Exercer cidadania é lutar todos os direitos coletivos sem esquecer-se de seguir as normas. Então cidadania é o compromisso com a boa qualidade de vida. A condição de vida determina a nossa condição de cidadão.

Inúmeros fatores determinam o nível de qualidade de vida das pessoas e entre elas destacamos a saúde, pois analisando moradores de periferias, o índice de doenças causadas pela falta de acesso a saneamento básico, tratamento de água e esgoto ou condições básicas de higiene é bem maior do que em cidadão que as possuem. Neste aspecto encontra-se incluída a questão da educação. Indivíduos com nível de educação inferior possuem menos informações, o que dificulta a luta por direitos básicos.

Ao debater sobre a relação entre o cidadão, cidadania e qualidade de vida, contextualizamos com o nosso posicionamento como cidadãos e de que forma podemos interferir na sociedade através do nosso conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e lutando pela igualdade, contra injustiças e preconceitos.

Atualmente uma forma crescente de preconceito e discriminação se manifesta em relação ao estilo de vida das pessoas. Nem todos estão abertos a diversidade e é muito comum discriminar as pessoas pela aparência ou pela forma de agir das pessoas. Todas as pessoas devem ser respeitadas nas individualidades e serem tratadas com a mesma consideração e respeito, desde que suas escolhas não interfiram na vida dos demais. E não devemos esquecer que meus direitos terminam onde começam os direitos dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com