TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

5º SEMESTRE

Produção textual avaliativa do Estágio em Serviço Social I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Rio de Janeiro – Niterói

2020

 Silvana Vitor Brito - RA: 8390680897

 

Produção textual sobre o Estágio I apresentado ao curso

de Serviço Social da Universidade Anhanguera Niterói

Tutoria EAD: Tania Maria Pereira Correia

 Tutoria presencial: Márcia Motta

 Rio de Janeiro – Niterói

2020


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Identificação da instituição        5

2.2 Estrutura organizacional………………………………………………………………..6

3 OBJETIVO INSTITUCIONAL        7

3.1 Natureza dos programas e projetos…………………………………………..……….7

3.2 Política social        8

3.3 Recursos Financeiros        8

4 ÂMBITO INSTITUCIONAL……………………………………………………………….9

4.1 Caracterização da população………………………………………………………….9

4.2 Processo decisório……………………………………………………………………..10

4.3 Serviço Social na Instituição………………………………………………………….10

4.4 Cotidiano do exercício profissional……………………………………..……………11

4.5 Dimensão ético-político………………………………………………………………..12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………………….....13

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….14

1 INTRODUÇÃO

  Esse trabalho tem por objetivo fazer uma análise da realidade institucional  escolhida, bem como a intervenção profissional e sua importância na garantia de direitos de seus usuários.

 A escolha da instituição avaliada foi feita mediante sua atuação relevante em sua cidade, sendo referência em assistência social a crianças e adolescentes na mesma.  

 A Filosofia utilizada na EPESMEL tem origem na vida e ação de São Leonardo Murialdo, que viveu o início da Revolução Industrial, em Turim na Itália.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1-IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

  A instituição avaliada foi a  EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, tem sua sede na rua Angelina Ricci Vezozzo,85,Parque das Indústrias Leves, na cidade de Londrina, PR. Foi fundada em 18 de maio de 1976,e é uma das filiais do “Instituto Leonardo Murialdo”. Não tem finalidade econômica e lucrativa pois é beneficente, de natureza educacional, assistencial, cultural, de esporte e lazer.

 Esse projeto surgiu a partir da necessidade de inclusão social da juventude, que vinha se problematizando com a grande demanda do aumento populacional do ano de 1973 devido a expansão industrial, comercial e de serviços que não comportou empregos formais para todos.

 No mesmo ano um grupo de homens composto por Nilo Frazão, Joaquim de Carvalho, Dr Valter Barrozo, Darci Ramires de Paula e Dr José Richa, coordenados pelo Pe Bernardo Grei e Arnaldo dos Santos, reuniram-se pela primeira vez, na Casa Paroquial dos Palotinos, inconformados com a situação desses jovens, sentiu a necessidade de  construir algo para minimizar o sofrimento das crianças e adolescentes com menores chances de integração na sociedade londrinense. Aliada a isso, havia a necessidade de uma preparação moral, espiritual e profissional de forma que resgatasse a cidadania desse seguimento da sociedade. Esse grupo de homens fundados no ensinamento de Jesus “conviver com seu irmão e minorar-lhe o sofrimento”,deu um passo decisivo para a formação da Escola Modelo. Essa escola foi criada a partir de uma visita à Escola Artesanal São Judas Tadeu da cidade de São José do Rio Preto-SP.

 Em 20 de junho de 1974,o então prefeito de Londrina, Dr José Richa fez a doação de uma área de 10,89 hectares, situada na BR 369,Parque das Indústrias Leves. A partir daí, iniciou-se a elaboração dos projetos de construção da Escola, inclusive com a participação do Secretário da Saúde e Bem Estar Social, Dr José Guitti, que fez constar no orçamento da Prefeitura recursos destinados à construção das obras.

2.2-Estrutura Organizacional

 A estrutura organizacional é o elemento básico para  uma empresa ou instituição se concentrar em seus objetivos,missão, visão, valores e as estratégias, servirão de base para a formulação da estrutura. Estrutura organizacional é um conjunto de responsabilidades, autoridades, comunicações e tomada decisão da unidade organizacional de uma empresa ou instituição, diretamente relacionada à estratégia da empresa e envolve aspectos físicos, humanos, financeiros,legais,administrativos e econômicos.

 Este tipo de estrutura em uma empresa ou organização é um sistema usado para definir a hierarquia que  formará a estrutura.Por meio da organização se pode identificar cada atividade e

função e definir cada atividade e função bem como outro pessoal,finanças,administrativo,etc. 

 Essa estrutura visa determinar como uma organização opera para atingir o crescimento futuro. A representação gráfica da estrutura organizacional é chamada de organograma. 

 A EPESMEL tem como gestores 1 Diretor- Esvildo Valentino Pelucchi;1Vice-Diretor-Vilmar Roecker;1 Secretário-Romeu Zucco;1 Tesoureiro-Vilmar Roecker.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com