TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pre Projeto de TCC

Por:   •  3/9/2019  •  Monografia  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE TIRADENTES

SERVIÇO SOCIAL

ANDREZA JAIANNE LUCIENE DA SILVA

                           ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

MARIA LUZIA DE SOUZA

        

CARUARU-PE

2019


ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

PROJETO DE PESQUISA:

Serviço social e o empoderamento feminino: Os movimentos feministas e suas contribuições na contemporaneidade.

[pic 1]

                                       

 

Caruaru

                                                             2019

SUMÁRIO

1 PROBLEMA ....................................................................................04

2 HIPÓTESES OU QUESTÕES NORTEADORAS ...........................04

3 OBJETIVOS.....................................................................................05

3.1 Objetivos Específicos ...................................................................05

4 JUSTIFICATIVA ..............................................................................05

5 METODOLOGIA ..............................................................................07

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................07

7 CRONOGRAMA...............................................................................11

REFERÊNCIAS...................................................................................12

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A pesquisa compreende a partir de uma investigação realizada em diversos materiais sobre o tema: Serviço social e o empoderamento feminino: Os movimentos feministas e suas contribuições na contemporaneidade.

PROBLEMA

 

Como os movimentos feministas contribuíram para as mudanças ocorridas na atualidade?

Qual a visão da sociedade atual em relação ao movimento feminista?

Qual a importância dos movimentos feministas e o serviço social para as conquistas de políticas públicas para mulheres?

HIPÓTESES

        As contribuições dos movimentos feministas na luta pelo espaço da mulher na sociedade, trazendo esse debate até espaços públicos, com temas que abordam a submissão, a violência contra a mulher e questionando a supremacia masculina.

        A luta dos movimentos para denunciar desigualdades de gênero pelo direito das mulheres, a autonomia, a integridade do corpo da mulher, proteção contra a violência doméstica, ao assédio sexual e o estupro.

 OBJETIVO GERAL

Buscar de forma efetiva desenvolver um estudo solido, trazendo a importância da luta dos movimentos feministas e o serviço social para a sociedade, com o intuito de mostrar o quão importante foram na ampliação para garantia e efetivação dos direitos das mulheres.

OBJETIVO ESPECIFICO

  • Analisar como os movimentos contribuíram na luta por mudanças ocorridas na sociedade.
  • Entender qual é a visão atual sobre o feminismo.
  • Compreender a importância dos movimentos feministas e o serviço social para a garantia de políticas públicas voltadas para mulheres.

JUSTIFICATIVA

Ao adentrarmos neste tema, buscaremos fazer um resgate histórico a partir dos movimentos feministas no mundo, e trazendo suas lutas e contribuições que trouxeram muitas conquistas para as mulheres e como o serviço social se insere nesta luta para viabilizar políticas públicas em benefício das mulheres, mostrando que está luta é por justiça e equidade nas relações homens/mulheres, na garantia dos direitos humanos, principalmente os direitos das mulheres.

Através das grandes batalhas travadas pelos movimentos feministas, a mulher passou a ocupar seu espaço na sociedade e foram com cada vitória mudando a visão da sociedade em relação a figura da mulher. Passaram a ocupar muitos espaços que anteriormente apenas eram admitidos serem ocupados por homens, vem rompendo com os preconceitos e os paradigmas, sempre em busca da consolidação para promover igualdade entre os gêneros.

Historicamente o feminismo traz uma trajetória de séculos de tutas contra a opressão, onde foram ocupando seus espaços e obtendo suas vitorias a muito custo e foram compreendendo a importância da continuação para a efetivação de outras conquistas.

As relações de desigualdades de gênero sempre levaram a uma distribuição injusta da igualdade de direitos, durante muito tempo as mulheres foram afastadas da sociedade, não tinham direto a voto, seu espaço era reduzido a afazeres domésticos, muitas nem conseguiam acesso a direitos fundamentais como a cidadania, saúde, educação, segurança. A necessidade de efetivar a educação feminina foi um ponta pé para realizar o rompimento com o conservadorismo, que delimitava e determinava a mulher no seu papel familiar.

Continuar com o discurso de mudança é perpetuar o que foi buscado lá no início, é a luta diária por um espaço digno para a mulher, e trazer a consciência que os direitos que já foram garantidos devem ser por todos respeitados, e como na própria Lei diz que todos são iguais perante a ela, não há a necessidade de se tornar diferente a vida em sociedade. Quando os direitos são violados, o retrocesso e o atraso irão atingir a todos os gêneros, realizando uma desvalorização dos movimentos que tanto resistiram para consolidação de suas reinvindicações.

Foi através da resistência e militância que as mulheres conquistaram muitos direitos igualitários, porem há ainda muito a ser percorrido nesse caminho de repressão e preconceito conta a figura feminina, é necessário romper com o pensamento e as formas retrógadas de tratar a imagem da mulher, elas podem ser o que elas quiserem, e saírem da forma que quiserem, sem que seu direito venha ser violado por terceiros.

METODOLOGIA

O método de abordagem cientifica que será utilizado é indutivo partindo de um raciocínio particular para chegar a uma conclusão geral e o método dialético, que investiga a realidade pelo estudo da sua ação recíproca, da contradição de fenômeno e da mudança que ocorre na natureza e na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (243.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com