TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Cultura

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

O que é Cultura?

                Cultura é um conceito de diversos significados, consistindo em ser o mais corrente a significação genérica estabelecida por Edward B. Tylor, o a qual relatava que cultura é “aquele todo complexo que abrange o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e competências obtidos pelo homem como membro da sociedade”. (OLIVEIRA, 2011).

        Contudo, Jobim (2006) descreve que cultura é o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

        Oliveira (2011) acrescenta que cultura é um procedimento histórico e universal, que divulga uma determinada sociedade. No entanto todos os ser humanos estão contidos á ela desde quando nasce e aprende a comer, falar, andar, uma vez que essa relação o leva a socialização. Cultura do mesmo modo é um sinônimo de sofisticação, de sabedoria, inteligência, de educação, logo, cultura ocorre na influência mútua em meio aos seres humanos e com o meio em que se vive, é algo que não se acaba, é algo que se estabelece coletivamente e que está em estável transformação.

        De acordo com Kemp (2012) a definição de cultura é bem extensa, mais uma acepção bem aceita é a que cultura é o complexo que abrange o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros costumes e capacidades obtidos pelo homem como componente da sociedade. Por ter sido profundamente conexa ao conceito de civilização, a cultura geralmente pode ser confundida com noções de desenvolvimentos, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. A cultura é viva, linhas invadem e se juntam, em rapidez nas diferentes sociedades. Assim sendo, pode-se ressalvar que existem mecanismos que possibilita a transformação cultural, dentre eles se destacam dois mecanismos fundamentais: a invenção de novos conceitos e a propagação de conceitos a partir de outras culturas.

        Assim, entende-se que a cultura não é imposta sobre a situação social, entretanto se desenvolve no decorrer da interação social, a cultura do mesmo modo não é uniforme dentro de um grupo podendo adotar diferentes expectativas de acordo com a visão de seus membros, isso determina um conjunto de “subculturas” profissionais com dificuldade de comunicação entre si. Portanto, cultura, e o conjugado de fenômenos materiais e ideológicos que distinguem um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), o qual estará sempre em um estável processo de mudança. 

Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme? J

        O filme tropa de elite mostra o dia-a-dia de determinados policiais corruptos e outros honestos, os quais alguns lutam para combater a violência e o tráfico de drogas de uma favela no Rio de Janeiro.

        As manifestações culturais do filme são mostradas logo no início por meio de um indivíduo marginalizado, vítima de uma situação social de exclusão, exibindo como um assassino cruel, sem limites morais, que perante o certo e do errado, do bem e do mal, adota a atitude que lhe forem mais oportunas, sendo impossibilitado de obter alguma compreensão referente às consequências de seus atos; o outro é um sujeito que se adapta aos padrões sociais aceitos, pai de família, trabalhador, no entanto ao mesmo tempo convive inteiramente com uma rotina de violência, sendo ele próprio apto de muitos barbarismos, contudo tendo total consciência de suas atitudes e de seu ambiente social, e exatamente por isso vivendo perseguido por conflitos pessoais e imergido em contradições. 

        Ressalta-se que todos os núcleos do filme Tropa de Elite nos apresentam manifestações culturais, como por exemplo, nas cenas iniciais o filme apresenta um baile funk, sendo este um estilo musical que tem a sua procedência nas favelas do Rio de Janeiro. As cenas e o diálogo do capitão Nascimento o qual  juízo e está sempre prestes a apontar o dedo a todos àqueles que, em seu conceito fazem parte do problema, conhecedor em detalhes o que ocorre no morro, na PM, na faculdade e na ONG, significa a cultura corporativa e o desempenho dos seus líderes. Seu poder lhes consente desenvolver sistemas de valores e regras de comportamento, com capacidade de  premiar e punir os que respeitam ou recusam os seus líderes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com