TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DO ESTÁGIO I

Maria Eduarda Ferreira

Patricia Sardá

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES/0607) – Estágio I

14/07/2020

1 INTRODUÇÃO

Este relatório visa abordar as atividades desenvolvidas no campo de estágio, onde pode-se observar e analisar a instituição e também conhecer qual o trabalho que o assistente social realiza na mesma como o desenvolvimento de projetos e a criação de programas sociais para atender a demanda da intuição e o planejamento e a execução de políticas públicas.

Neste primeiro momento de estágio foram observados quais os desafios e as demandas que a Obra Kolping Estadual de Santa Catarina atende, além de poder entender como funciona o serviço de acolhimento provisório para mulheres vítimas de violência e o projeto cidadania. com que é feito com os jovens no intuito de que eles possam se profissionalizar para o mercado de trabalho.

A OKE/SC atende famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social, atuando na área da saúde, esporte, educação e assistência social e visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas ofertando cursos que as qualifiquem profissionalmente. Desde 2014 a instituição é caracterizada como entidade de atendimento socioassistencial.

Busca através de sua missão transformar as realidades sociais e ser reconhecida como uma entidade que oferta oportunidades para a sociedade. Tendo como serviços o acolhimento institucional, os projetos de inclusão ao mundo do trabalho e serviço de proteção em situações de calamidades públicas ou emergências.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

A Obra Kolping Estadual de Santa Catarina é pertencente ao terceiro setor e a mesma se orienta pelas ideias do seu fundador o Pe. Adolfo Kolping, é uma pessoa jurídica sob forma de associação de caráter filantrópica e sem fins econômicos ou lucrativos onde sua sustentabilidade financeira vem da oficina metal mecânica que fica em seu terreno, e a mesma visa todos os lucros que obtém para os projetos que a instituição desenvolve.

Hoje a Obra Kolping possui cinco projetos sociais que são:

  • Desenvolvimento e garantia de direitos dos adolescentes;
  •  Formação de jovens e adultos;
  •  Assessoramento a mulheres;
  •  Desenvolvimento comunitário;
  •  Qualificação profissional.

O seu foco principal é oportunizar a inclusão no mundo do trabalho, oferecendo cursos profissionalizantes e contribuindo para que as pessoas atendidas se desenvolvam com autonomia, abrindo espaço também para atender os imigrantes haitianos criando projetos para que os mesmos se sintam cidadãos de respeito (OKE, 2018).  Além disso possui parceria com a prefeitura municipal de Rio do Sul, onde oferta espaços para palestras, eventos, reuniões e conferências.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

        

Quando se deu início ao processo de estágio, a orientadora Patricia L. P. de Souza apresentou a instituição, foi possível conhecer a área de trabalho e os programas que a instituição desenvolve. Através da experiencia do estágio, pode-se compreender melhor como funciona a atuação do assistente social dentro da instituição e também obter conhecimento acerca da realidade em que os usuários atendidos se encontram.  

        Assim, a formação profissional em Serviço Social pode ser entendida como um conjunto de experiências que incluem a transmissão de conhecimentos, a possibilidade de oferecer ao aluno um campo de ação – vivência de situação concreta relacionada à revisão e ao questionamento de seus conhecimentos, habilidades, valores etc., e que possam levá-lo a uma inserção crítica e criativa na área profissional e no mundo mais amplo (BURIOLLA, 2003, p.16).

        

Dessa forma, busca-se através do estágio complementar o conhecimento sobre a área de Serviço Social com uma base teórica e metodológica, além de poder observar todo o processo de atendimento junto ao supervisor como o tipo de entrevista, encaminhamentos, relatórios e projetos.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

        Através do estágio se tem a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, seadquire conhecimento de como é a realidade do profissional de Serviço Social e o seu modo de trabalhar e quais os instrumentos que utiliza. É onde o aluno tem o primeiro contato com o seu futuro campo de atuação e pode observar na pratica todo o conhecimento teórico passado em sala se aproximando da realidade social.                

2.2.1 Auto-Avaliação

        Através das observações realizadas no campo de estágio tendo a supervisão da assistente social, foi possível conhecer um pouco sobre cada projeto que a instituição realiza, e no decorrer do estágio foi possível realizar o acompanhamento das atividades desenvolvidas, tendo a orientação da assistente social sendo essencial para o meu desenvolvimento enquanto estagiaria.

2.2.2 Avaliação das Condições Institucionais

A instituição possui um espaço bem amplo para atender os usuários, possui uma sala de reuniões que foi disponibilizada para que se pudesse fazer o estudo da instituição, também possui um auditório com vaga para 100 pessoas onde é feito conferencias e eventos além de possuir uma sala de informática e uma sala de violão. Também disponibiliza de um refeitório onde se é servido café para os jovens que participam das oficinas. A OKE/SC possui também um galpão onde fica a usinagem que visa os lucros obtidos para os projetos da entidade e uma casa de acolhimento provisório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com