TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.747 Palavras (27 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

 IRAMAR RODRIGUES DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

[pic 3]

GOIÂNIA 2021

IRAMAR RODRIGUES DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO I

Trabalho de estágio curricular obrigatório I em Serviço Social. Apresentado a Universidade Pitágoras Unopar, sob orientação da Profes- sora, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de estágio em Serviço Social.

Orientadora: Valquiria Aparecida Dias Caprioli

GOIÂNIA 2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA...........5

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.............................................................5

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL................................................................7

2- OBJETIVO INSTITUCIONAL...........................................................................8

2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS...........................................9

2.2 POLITICA SOCIAL......................................................................................13

2.3 RECURSOS FINANCEIROS.......................................................................14

3 - ÂMBITO INSTITUCIONAL............................................................................15

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO......................................................15

3.2 PROCESSO DECISÓRIO...........................................................................17

3.3 RELAÇÃO DEMANDA/COBERTURA DO ATENDIMENTO........................17

3.4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO.........................................................18

3.5 COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL..........................................18

3.6 RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO COM OS DEMAIS ATORES INSTITUCIONAIS..............................................................................................19

3.7 DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICO....................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................21

REFERÊNCIAS.................................................................................................23

        

INTRODUÇÃO

A partir da leitura e analise do plano de estágio foi possível perceber a importância do estágio em serviço social para formação profissional dos (as) alunos (as) no curso de Serviço Social.

No vídeo graduação em Serviço Social aborda a questão da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) na luta pela formação de quallidade no Serviço Social tanto na graduação como na pós-graduação, na graduação destaca-se dois fatores: Diretrizes Curriculares e a Politica Nacional de Estágio. A proposta das Diretrizes Curriculares da ABEPSS leva para uma formação de um profissional com a capacitação teórica-metodológica, ética-política e técnico-operativa. Levando em consideração as particularidades da constituição e o desenvolvimento do capitalismo e do Serviço Social na realidade brasileira. Já a Politica Nacional de Estágio (PNE) tem o objetivo de orientar os estágios supervisionados em Serviço Social na busca por uma educação de qualidade. Buscando formação profissional na articulação entre o ensino, pesquisa e extensão.

Na Resolução N°533, de 29 de setembro de 2008 fala de regulamentação da supervisão direta de estágio no Serviço Social, busca contribuir para que o estagiário venha desempenhar o seu papel em locais apropriados e com presença do assistente social. E busca a compreensão da dependência entre a formação profissional e exercício profissional, uniformizar as relações diretas, sistemática e continua entre as instituições de ensino, dos campos de estágios e do Conselho Regional de Serviços Social.

Já a lei N°8.662/93, no artigo 4° fala a respeito das competências do Assistente Social, onde o inciso IV foi vetado; já no artigo 5° fala das atribuições privativas do Assistente Social e no artigo 5°-A fala da duração do trabalho do Assistente Social é de 30 (trinta) horas semanais. Que foi incluido pela Lei n° 12.317, de 2010.

A partir das leituras dos materiais indicados para o desenvolvimento e entendimento do serviço social, foi fundamental na escolha da instituição para o desenvolvimento da caracterização. Pesquisei e identifiqueidiversas instituições que atua com relevância na população goiana. E optei pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

A APAE Goiânia foi fundada em 1969 e é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos, que atua na defesa e garantia de direitos, na prevenção e no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências (deficiências múltiplas). Localizada no endereço: R.255, n. 628, Setor Coimbra – Goiânia Go CEP:74.533-150.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com